
Foto: Reprodução
Um trágico acidente de helicóptero ceifou a vida do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e outras altas autoridades do governo no domingo, 19 de maio. A aeronave caiu em uma área montanhosa e de difícil acesso na região de Varzaqan, na província do Azerbaijão Oriental.
Imagens divulgadas pela agência estatal IRNA mostram os restos destroçados do helicóptero, que caiu em uma área de mata e foi quase totalmente destruído pelas chamas. A bordo estavam o chanceler Hossein Amir-Abdollahian, o governador de Azerbaijão Oriental Malek Rahmati, e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem. Todos, incluindo o piloto, faleceram no acidente.
PUBLICIDADE
O acidente ocorreu entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, e o mau tempo dificultou as operações de busca e resgate. As autoridades confirmaram que Raisi estava na região para inaugurar uma barragem, a terceira construída em cooperação com o Azerbaijão no rio Aras.
Em uma tentativa de acalmar a população, o aiatolá Ali Khamenei declarou antes da confirmação das mortes que “a gestão do Estado do Irã não seria afetada” pelo trágico evento. O líder supremo tentou minimizar o impacto potencial do desastre sobre a estabilidade do país.
A tragédia provocou uma onda de condolências de líderes do Oriente Médio, da União Europeia e de chefes de grupos extremistas apoiados pelo Irã. Eles expressaram solidariedade ao povo iraniano em um momento de grande perda.
PUBLICIDADE
Equipe de buscas encontra corpo de presidente do Irã após queda de helicóptero pic.twitter.com/ihvULH09zx
PUBLICIDADE
— AM POST (@portalampost) May 20, 2024
PUBLICIDADE
O governo iraniano ainda não divulgou detalhes sobre as causas do acidente, e uma investigação completa está em andamento.
Redação AM POST