Mundo

Mundo


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Volodymyr Zelensky diz que está disposto a deixar presidência se isso trouxer paz

A declaração de Zelensky ocorre em meio a um cenário de intensas tensões entre a Ucrânia e a Rússia.

Por Jonas Souza

23/02/2025 às 17:34

Notícias do Mundo  – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou neste domingo (23) que está disposto a renunciar ao cargo caso isso leve à paz no país. Durante uma coletiva de imprensa, Zelensky afirmou que considera sua saída como uma possível troca para garantir a entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

PUBLICIDADE

“Se minha renúncia for o preço para a paz e para a segurança da Ucrânia dentro da Otan, estou disposto a considerar essa opção”, declarou o líder ucraniano. No entanto, ele não especificou as condições concretas para tal decisão nem se há negociações em andamento sobre essa possibilidade.

Zelensky também comentou sobre a postura dos Estados Unidos diante do conflito e a possível participação do ex-presidente Donald Trump, que pode disputar a presidência novamente em 2024. O presidente ucraniano destacou que gostaria de ver Trump como um parceiro ativo da Ucrânia e não apenas como um mediador entre Kiev e Moscou.

“Eu realmente quero que seja mais do que apenas mediação… isso não é suficiente”, afirmou ele, deixando claro que espera um envolvimento mais profundo dos EUA na busca por uma solução para a guerra.

A declaração de Zelensky ocorre em meio a um cenário de intensas tensões entre a Ucrânia e a Rússia, com os conflitos armados persistindo desde a invasão russa em 2022. O apoio ocidental tem sido fundamental para a resistência ucraniana, e a possibilidade de adesão à Otan é vista como um dos principais objetivos estratégicos do país.

Ainda não está claro se a proposta de Zelensky poderá influenciar as negociações de paz ou se será considerada uma alternativa viável pelos demais atores envolvidos no conflito. A renúncia do presidente, caso realmente ocorra, representaria um marco significativo na história recente da Ucrânia e poderia redefinir os rumos da guerra e da política internacional.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

TJAM derruba prisão domiciliar de grávida presa em operação que terminou na morte de policial em Manaus

Desembargador acolheu recurso do MPAM e determinou o retorno da prisão preventiva de investigada presa durante operação contra o tráfico de drogas em Manaus.

há 32 minutos

Brasil

MileI recusa pedido de desculpas a Lula e petista recorre ao líder chinês Xi Jinping por ligação

Casa Rosada reafirma postura irredutível do presidente argentino e rejeita exigências do Itamaraty; resposta de Brasília inclui ligação direta com o líder chinês no fim de semana.

há 39 minutos

Polícia

Corpo de homem é encontrado em frente a oficina na zona Norte de Manaus; polícia apura causa da morte

Vítima ainda não foi identificada; Polícia Militar isolou a área e aguarda conclusão da perícia para esclarecer o caso.

há 49 minutos

Polícia

Sobrinho é preso após ameaçar a própria tia dentro de casa na zona Oeste de Manaus

Segundo a Polícia Militar, jovem tentou fugir ao perceber a chegada da viatura e foi preso em flagrante na Compensa 2.

há 1 hora

Política

Em busca de votos, Omar Aziz se alia aos comunistas do PCdoB e arrasta o peso da rejeição da esquerda no Amazonas

Com a aliança, candidatura de Omar Aziz amplia apoio entre partidos que integram a base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

há 2 horas