A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Zelenskiy: situação em 2ª cidade ucraniana é bem pior que em Bucha

Borodyanka fica a 25 km de Bucha.

Por Hugo Guimarães

08/04/2022 às 07:15 - Atualizado em 08/04/2022 às 07:29

Agência Brasil

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nessa quinta-feira que a situação na cidade de Borodyanka é “significativamente mais terrível” do que na vizinha Bucha, onde as suspeitas de assassinatos de civis pelas forças russas foram amplamente condenadas.

PUBLICIDADE

Autoridades locais disseram que mais de 300 pessoas foram mortas pelas forças russas em Bucha, 35 quilômetros (km) a noroeste da capital Kiev, e cerca de 50 delas foram executadas.

Moscou nega visar civis e diz que imagens de corpos em Bucha foram encenadas pelo governo ucraniano para justificar mais sanções contra Moscou e atrapalhar as negociações de paz.

“O trabalho para limpar os escombros em Borodyanka começou. É significativamente mais terrível lá. Ainda mais vítimas dos ocupantes russos”, disse Zelenskiy em vídeo postado no serviço de mensagens Telegram.

A cidade fica a cerca de 25 km de Bucha.

PUBLICIDADE

Ele não forneceu mais detalhes ou evidências de que a Rússia é responsável pelas mortes de civis na cidade.

O assassinato de civis na cidade de Bucha foi amplamente condenado pelo Ocidente como crime de guerra, aumentando a pressão por sanções mais rígidas contra a Rússia.

“E o que acontecerá quando o mundo souber toda a verdade sobre o que os militares russos fizeram em Mariupol?”, questionou Zelenskiy.

“Lá, em quase todas as ruas, está o que o mundo viu em Bucha e em outras cidades da região de Kiev, após a retirada das tropas russas.”

Moscou diz que um dos objetivos de sua campanha militar é “libertar” lugares onde, em grande parte, se fala russo, como a cidade portuária de Mariupol, no Sul, da ameaça de genocídio por nacionalistas ucranianos que, segundo ela, usaram civis como escudos humanos.

Zelenskiy rejeita essas alegações, dizendo que são pretexto infundado para a invasão.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Política

Veja quem são os deputados mais faltosos da Aleam no primeiro semestre de 2026

Levantamento aponta que a Assembleia Legislativa do Amazonas registrou 364 ausências em 59 sessões ordinárias realizadas em 2026.

há 26 minutos

Amazonas

Cinco búfalos morrem eletrocutados após suposta falha na rede elétrica em Nhamundá

Moradores da comunidade Santo Antônio do Mamuriacá relatam problemas frequentes no fornecimento de energia.

há 44 minutos

Manaus

Festa da Vitória do Caprichoso em Manaus terá arrecadação de alimentos para Venezuela

Celebração do título do Festival de Parintins 2026 terá campanha solidária para ajudar famílias afetadas pela tragédia no país vizinho.

há 1 hora

Amazonas

Paciente em estado grave é transferido de Eirunepé para Manaus, após ação do MP-AM

Atuação do Ministério Público do Amazonas acelerou a remoção aérea de um paciente que aguardava vaga desde o dia 18 de junho.

há 1 hora

Polícia

Polícia contesta versão de legítima defesa apresentada por suspeito de matar funcionário de condomínio em Manaus

Investigação aponta que depoimentos, imagens e demais provas contradizem a alegação apresentada pelo suspeito preso pelo homicídio

há 2 horas