Oportunidade

Oportunidade


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Bolsa Universidade contabiliza mais de 35 mil candidatos e inscrições seguem até o próximo dia 26

Candidatos têm até as 9h do próximo dia 26 para efetuar inscrição exclusivamente pelo site.

Por Natan AMPOST

16/11/2018 às 15:20 - Atualizado em 17/11/2018 às 15:42

Com 28.329 bolsas integrais (100%) e parciais de 75% e 50% em cursos de graduação em 14 instituições parceiras para pessoas de baixa renda, o Programa Bolsa Universidade, da Prefeitura de Manaus, até as 12h desta sexta-feira, 16/11, já contabiliza um total de 35.503 inscritos.

PUBLICIDADE

As informações são da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), coordenadora do programa. Candidatos têm até as 9h do próximo dia 26 para efetuar inscrição exclusivamente pelo site http://portalespi.manaus.am.gov.br.

A estimativa, segundo a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino, é superar o quantitativo registrado no ano passado de mais de 65 mil inscritos. “Esse número demonstra a credibilidade do programa junto à população. O compromisso do prefeito Arthur Virgílio Neto em oportunizar condições de formação superior a pessoas de baixa renda vislumbra uma cidade global, no futuro, com pessoas qualificadas para o mercado de trabalho”, afirma.

Cyrino destaca que é fundamental que o candidato leia atentamente o edital antes de realizar sua inscrição, no portal da Espi. “A primeira fase de seleção é totalmente online. Essa leitura vai dirimir dúvidas e permitir uma inscrição correta aos candidatos”, frisa.

Perfil
Podem concorrer às mais de 28 mil oportunidades pessoas que residem em Manaus, com renda inferior a um salário mínimo e meio por pessoa da família, que ainda não tenham diploma de nível superior. “Candidatos residentes em outros municípios ou que queiram fazer uma segunda graduação serão desclassificados por não atenderem aos pré-requisitos estipulados no edital”, destaca a diretora-geral.

PUBLICIDADE

Além disso, não estão aptos a participar do processo seletivo candidatos que estão matriculados em instituição de ensino superior pública ou que são beneficiados com bolsas de graduação de outros programas de inclusão socioeducacional públicos ou da iniciativa privada. “O candidato precisa ter concluído o ensino médio ou concluir até 31 de dezembro deste ano”, ressalta.

Nesta edição, 14 instituições participam do processo seletivo: Ciesa, Fametro, Maurício de Nassau, Esbam, Faculdade Boas Novas, Martha Falcão, Dom Bosco, Santa Teresa, Fucapi, IAES, Materdei, Uninorte, Estácio e Nilton Lins.

Após a fase de inscrições online, que encerram às 9h do dia 26/11, a Espi realizará o cruzamento de dados dos candidatos. O resultado, com a primeira chamada para entrega de documentação, sai no dia 28/11.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Eleições 2026

Sérgio Kruke expõe a omissão de Plínio Valério que prejudicou Bolsonaro em 2022: “Político que não toma posição não merece nosso apoio”

Aliado do bolsonarismo resgatou entrevista de 2021 e acusou o senador amazonense de ter adotado uma postura que prejudicou Jair Bolsonaro.

há 15 segundos

Brasil

Carla Zambelli volta às redes sociais e anuncia apoio à candidatura da mãe nas eleições

Ex-deputada, que está em liberdade na Itália após decisão da Justiça, afirmou que usará suas redes durante a campanha.

há 19 minutos

Manaus

Sob liderança de Cileide Moussallem, Virada Feminina do Amazonas reúne mais de mil mulheres em Manaus

Evento marcou o início das atividades do segundo semestre de 2026 com palestras, momentos de fé, acolhimento e ações de apoio às mulheres.

há 53 minutos

Eleições 2026

Alfredo Nascimento reúne grande número de apoiadores e amplia presença do PL em municípios do Alto Solimões

Alfredo Nascimento encerrou agenda no interior do Amazonas reforçando a estrutura do Partido Liberal para as eleições de 2026.

há 1 hora

Brasil

Eduardo Bolsonaro nega acordo para disputar o Senado em vídeo exibido na convenção de Flávio

Dos Estados Unidos, Eduardo Bolsonaro enviou uma mensagem durante a convenção do PL, negou rumores sobre uma candidatura ao Senado.

há 1 hora