A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Pará

Fenaj e SINJOR-PA denunciam censura judicial contra jornalista após denúncias sobre prefeitura de Belém

Decisões determinaram retirada de vídeos e proibiram o jornalista Adriano Wilkson de tratar publicamente de supostos contratos superfaturados e da reforma administrativa municipal.

Por Natan AMPOST

13/02/2026 às 10:10 - Atualizado em 18/05/2026 às 22:07

Resumo


Sindicato de Jornalistas do Pará e Fenaj denunciam censura judicial contra o jornalista Adriano Wilkson após decisões que mandaram retirar vídeos com denúncias sobre a Prefeitura de Belém.

Notícias do Pará – O Sindicato de Jornalistas no Estado do Pará (SINJOR-PA) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgaram nota pública de repúdio às decisões judiciais que determinaram a retirada de conteúdos publicados pelo jornalista paraense Adriano Wilkson nas redes sociais. As postagens tratavam de denúncias relacionadas à reforma administrativa da Prefeitura de Belém e a supostos contratos superfaturados com a empresa BRA Produtora.

PUBLICIDADE

As entidades classificaram as decisões como atos de censura prévia e assédio judicial, por determinarem a remoção imediata dos vídeos e proibirem o profissional de tratar publicamente dos temas investigados.

Vídeos foram retirados do ar por ordem judicial

De acordo com a nota, a decisão judicial determinou a exclusão, do perfil do jornalista no Instagram, de quatro vídeos específicos: “Igor e mídia Barbalho criam fantasia sobre salário dos professores”, “A denúncia de uma professora do Pará”, “POV: você alugou o fone mais caro do mundo” e “R$ 16 milhões num estúdio de aula online”.

Leia mais: Decisões das Justiças do Pará e do Amazonas impõem censura ao jornalista paraense Adriano Wilkson

Além da retirada do conteúdo, a ordem também impôs uma restrição direta ao jornalista, impedindo-o de abordar os assuntos relacionados às denúncias em novas publicações.

Para o sindicato e a federação, a medida extrapola os limites legais e viola princípios constitucionais ligados à liberdade de expressão e à atividade jornalística.

Denúncias envolvem reforma administrativa e contratos

As reportagens citadas nas decisões tratavam da chamada Reforma Administrativa Municipal, instituída pela Lei nº 10.266/26, apelidada por críticos de “pacote de maldades”. O conteúdo também abordava suspeitas de contratos superfaturados firmados pela gestão municipal com a empresa BRA Produtora.

PUBLICIDADE

Segundo o SINJOR-PA e a Fenaj, os temas possuem evidente interesse público e deveriam ser objeto de debate aberto, sem restrições judiciais prévias.

As entidades destacaram ainda que, além da retirada das publicações, o processo corre sob segredo de justiça, o que, na avaliação das organizações, agrava a situação por limitar a transparência em temas de relevância coletiva.

Entidades prometem apoio e cobram explicações

O sindicato e a federação informaram que estão em contato direto com o jornalista para prestar apoio jurídico e institucional. As organizações afirmam considerar as decisões como arbitrárias e incompatíveis com o exercício livre da profissão.

As entidades também anunciaram que solicitarão explicações formais ao prefeito de Belém, Igor Normando, e à Prefeitura Municipal de Belém sobre as medidas adotadas no caso.

Além disso, o episódio será comunicado a entidades nacionais e internacionais de defesa da liberdade de imprensa e dos direitos humanos, para acompanhamento e eventual manifestação.

Jornalista é citado como referência investigativa

Na nota, o SINJOR-PA e a Fenaj afirmam que Adriano Wilkson tem se consolidado como uma referência no jornalismo investigativo alternativo no Pará. Segundo as entidades, o profissional tem atuado na divulgação de denúncias envolvendo relações entre o poder político e empresarial, além de pautas relacionadas a trabalhadores, povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia.

Para as organizações, a atuação do jornalista reforça o interesse público das denúncias e torna ainda mais preocupante a imposição de restrições judiciais à publicação de conteúdo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Amazonas

Justiça condena padrasto por feminicídio e mãe por omissão em caso de adolescente morta em Eirunepé

Julgamento realizado em Manaus acolheu integralmente as teses do Ministério Público e resultou em penas que somam mais de 45 anos de prisão.

há 8 minutos

Polícia

Professora nota comportamento atípico de aluna e ajuda a desvendar estupro em Parintins

Investigação iniciada em 2022 resultou na prisão de um homem de 41 anos; crime de estupro de vulnerável ocorreu durante o Natal de 2021

há 56 minutos

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 9 horas

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 9 horas

Política

Salazar arrega e não aparece em debate ao vivo com Coronel Claudenir: “bandido”

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 10 horas