Pará

Pará


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Funerárias são interditadas por despejar sangue e fluídos humanos nas ruas do Pará

Sete estabelecimentos foram fechados por operarem sem licença e por práticas ilegais que representam risco ambiental e à saúde pública.

Por Hugo Guimarães

04/07/2025 às 13:49 - Atualizado em 05/08/2025 às 14:32

Foto: Reprodução

Notícias do Pará – Uma operação da Polícia Civil do Pará resultou na interdição de sete funerárias em Belém por crimes ambientais e risco à saúde pública. Batizada de “Lava Corpos”, a ação revelou um cenário alarmante: fluídos de cadáveres, sangue e substâncias químicas sendo despejados diretamente nas ruas da capital paraense, sem qualquer tratamento adequado.

PUBLICIDADE

A operação foi realizada na quarta-feira (2) e divulgada na manhã desta quinta (3). Ao todo, oito funerárias foram inspecionadas em diversos bairros da cidade. Dessas, sete foram interditadas por não possuírem licença de funcionamento e por realizarem o preparo de corpos em condições sanitárias inadequadas. O descarte de resíduos biológicos e químicos — como sangue, formol e outros fluídos resultantes do embalsamamento — era feito em vias públicas, bueiros e calçadas, inclusive em áreas residenciais.

Leia mais: Curupira como mascote da COP30 provoca embate entre Nikolas Ferreira e governador do Pará

“Estamos diante de um quadro alarmante de poluição e risco sanitário. Fluídos de cadáveres, sangue e substâncias químicas eram despejados nas ruas, expondo a população a doenças e contaminando o ambiente urbano. Essa prática é criminosa e absolutamente incompatível com a dignidade do serviço funerário”, afirmou o delegado Edson Azevedo, diretor do Departamento de Material e Patrimônio (Demapa).

De acordo com a polícia, as funerárias funcionavam clandestinamente há meses, ignorando normas ambientais e sanitárias. Durante a operação, foram apreendidos documentos e materiais que servirão como prova no inquérito policial já instaurado.

Os donos dos estabelecimentos foram autuados administrativamente e responderão a processos criminais por crimes ambientais e sanitários. As penas podem variar de um a cinco anos de prisão, além de multas.

A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma) e o Ministério Público Ambiental (MPA). As investigações seguem em andamento para apurar a responsabilidade de cada empresa e prevenir novos casos de contaminação ambiental na capital.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Política

Flávio Dino cobra transparência nas emendas e dá 30 dias para Congresso prestar explicações

Ministro do STF afirma que apenas parlamentares podem indicar emendas e exige explicações sobre os mecanismos de transparência.

há 14 minutos

Manaus

Irmão se desespera ao encontrar motociclista morto após grave acidente em Manaus

Jovem ainda não identificado foi arremessado contra a sarjeta após a colisão. O acidente ocorreu na tarde desta terça-feira (14), no bairro João Paulo.

há 22 minutos

Mundo

Apresentadora abandona programa ao vivo e acusa colega de assédio moral na TV pública da Espanha; veja o vídeo

Marta Gómez Montero deixou o estúdio durante transmissão da RTVE após afirmar que vinha sendo humilhada pelo colega de bancada. Caso teve repercussão nacional e levou a emissora a se pronunciar.

há 40 minutos

Manaus

Jovem morre após cair de motocicleta e bater a cabeça em sarjeta na zona Leste de Manaus

Vítima não usava capacete e morreu no local do acidente, registrado na tarde desta terça-feira (14), no bairro João Paulo.

há 50 minutos

Polícia

Polícia divulga imagens e procura dupla suspeita de assaltar ônibus da linha 560 em Manaus; veja o vídeo

Crime aconteceu no Centro da capital. Suspeitos renderam o cobrador e fugiram com dinheiro, celular e outros pertences.

há 1 hora