A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Pará

Justiça Federal autoriza leilão de blocos de petróleo na Foz do Amazonas

Decisão rejeita pedido do MPF de suspensão, mas estudos ambientais e consultas às comunidades tradicionais ocorrerão em etapas posteriores.

Por Hugo Guimarães

03/09/2025 às 09:10

Justiça Federal autoriza leilão de blocos de petróleo na Foz do Amazonas

Foto: © Arte Petrobras/Divulgação

Notícias do Pará – A Justiça Federal do Pará rejeitou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para suspender a concessão de 47 blocos de petróleo e gás na Bacia da Foz do Amazonas. Segundo o juiz José Airton de Aguiar Portela, medidas como estudo de impacto climático e consulta prévia às comunidades tradicionais devem ocorrer durante o licenciamento ambiental, após a delimitação dos contratos de exploração.

PUBLICIDADE

Em junho de 2025, a Petrobras e outras três petroleiras arremataram 19 dos 47 blocos oferecidos no leilão. A Bacia da Foz do Amazonas faz parte da Margem Equatorial, que abrange os estados do Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

O MPF havia solicitado que o leilão fosse condicionado à realização de estudos detalhados sobre impactos climáticos, sociais e ambientais, incluindo Avaliação Ambiental de Área Sedimentar e consultas às populações tradicionais. O juiz, no entanto, afirmou que tais exigências devem ser cumpridas durante o licenciamento ambiental, custeadas pelos próprios empreendedores.

Leia mais em: Imprensa francesa critica COP30 em Belém por preços elevados de hospedagem

A Petrobras, por sua vez, realizou recentemente uma simulação de emergência para testar a capacidade de conter possíveis vazamentos de óleo, etapa obrigatória para obtenção da licença ambiental e início da exploração.

PUBLICIDADE

A decisão judicial ressalta que a consulta prévia às comunidades tradicionais só se aplica quando há impacto direto sobre povos indígenas, quilombolas ou outras populações explicitamente identificadas, o que, segundo o magistrado, não ocorre nas áreas leiloadas.

O plano de negócios da Petrobras para 2025–2029 prevê investimentos de cerca de US$ 3 bilhões na Margem Equatorial, equivalendo a 38% do total previsto pela empresa para o período, que soma US$ 7,9 bilhões.

A região da Foz do Amazonas é ambientalmente sensível, com recifes de corais pouco estudados e o maior cinturão de manguezais do mundo, que cobre 80% da costa amazônica, aumentando a importância de medidas de proteção ambiental.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Amazonas

Festival de Parintins 2026: SSP-AM envia viaturas que irão reforçar a segurança na Ilha Tupinambarana

Veículos da SSP, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran serão utilizados em ações de policiamento, fiscalização e atendimento durante o festival.

há 8 minutos

Amazonas

Mendonça rebate Gilmar no STF e associa esquema investigado do Banco Master a organização mafiosa

Ministro defendeu prisões de investigados, rejeitou comparações com a Lava Jato e destacou gravidade das acusações analisadas pela Corte.

há 29 minutos

Manaus

Vídeo mostra carro descendo ladeira de ré após motorista perder o controle em Manaus

Veículo não conseguiu vencer a subida e acabou deslizando em marcha à ré até invadir a frente de uma residência no bairro Braga Mendes

há 59 minutos

Esporte

Neymar avança na recuperação e participa de treino com bola da Seleção Brasileira

Atacante esteve integrado ao grupo em parte das atividades e aumenta expectativa para retorno na Copa do Mundo.

há 1 hora

Polícia

STJ mantém suspeito fora de ação sobre mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips no Amazonas

Ministro entendeu que não há provas suficientes para levar Oseney da Costa de Oliveira a julgamento pelo Tribunal do Júri.

há 2 horas