A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Pará

Mais de 70 motos sem nota fiscal são apreendidas no Pará; carga está avaliada em R$ 1 milhão

Durante a inspeção de rotina, os fiscais desconfiaram das informações apresentadas na documentação do motorista.

Por Jonas Souza

04/10/2025 às 16:04

Notícias do Brasil  – Uma operação de fiscalização da Secretaria de Fazenda do Pará (Sefa) resultou na apreensão de 71 motocicletas sem nota fiscal, avaliadas em aproximadamente R$ 1 milhão. A ação ocorreu no posto fiscal do Gurupi, em Cachoeira do Piriá, município localizado no nordeste do estado, na divisa com o Maranhão.

PUBLICIDADE

Leia mais: Vereador Rosinaldo Bual continuará preso após decisão da Justiça em audiência de custódia

A carga partiu de Cabo de Santo Agostinho (PE) e tinha como destino Belém (PA). Durante a inspeção de rotina, os fiscais desconfiaram das informações apresentadas na documentação do motorista.

Segundo o coordenador da equipe, Gustavo Bozola, as notas fiscais indicavam o transporte de apenas 20 motocicletas, mas a verificação física revelou 91 motos desmontadas e embaladas em caixas.

“A documentação entregue informava uma carga de apenas 20 motos, ou seja, 71 unidades estavam desacompanhadas de nota fiscal”, afirmou Bozola.

Tentativa de ocultar notas fiscais

Durante a abordagem, o motorista tentou apresentar novas notas fiscais que estavam escondidas dentro do veículo, alegando que a mercadoria teria como destino Fortaleza (CE).
Contudo, segundo a Sefa, esses documentos foram desconsiderados, pois foram entregues apenas após o início da fiscalização, o que caracteriza tentativa de fraude.

Carga foi apreendida e multas serão aplicadas

A Secretaria de Fazenda lavrou um Termo de Apreensão e Depósito (TAD). O responsável pela carga deverá pagar os impostos devidos, além das multas previstas pela irregularidade fiscal.

PUBLICIDADE

A ação faz parte do trabalho permanente da Sefa para combater o transporte de mercadorias irregulares e a sonegação de impostos no estado. Segundo o órgão, o posto fiscal do Gurupi é um dos principais pontos de fiscalização de cargas que entram no Pará pela fronteira com o Maranhão.

Fiscalização intensificada nas rodovias

A Sefa informou que as operações de fiscalização de mercadorias foram reforçadas em várias regiões do estado, principalmente nas rotas interestaduais, para identificar fraudes em notas fiscais e transporte irregular de produtos.

A apreensão das motos representa um dos maiores casos recentes de irregularidade no transporte de veículos no Pará, e o valor da carga demonstra o impacto econômico da sonegação tributária para os cofres públicos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Amazonas

Governo Presente leva serviços gratuitos à zona oeste de Manaus a partir desta quarta-feira

Mutirão reúne mais de 40 órgãos estaduais com atendimentos de saúde, cidadania, habitação, emprego e emissão de documentos

há 12 minutos

Manaus

Manaus terá desligamentos programados de energia em cinco bairros nesta quinta-feira

Interrupções temporárias ocorrerão para manutenção e melhorias na rede elétrica da capital.

há 37 minutos

Esporte

Haaland marca dois gols e Noruega goleia Iraque na estreia da Copa do Mundo

Seleção europeia venceu por 4 a 1 e assumiu a liderança do Grupo I pelo saldo de gols

há 39 minutos

Manaus

Polícia Federal realizará leilão de veículos apreendidos em Manaus

Caminhões, carros e ônibus estarão disponíveis para arrematação em certame autorizado pela Justiça.

há 51 minutos

Brasil

Ameaça de bomba em voo da Azul mobiliza forças de segurança no Aeroporto de Brasília

Aeronave passou por inspeção das forças de segurança após suspeita de artefato explosivo; nada foi encontrado

há 56 minutos