A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Pará

MP-PA investiga uso de R$ 1,5 milhão em evento de Fafá de Belém durante o Círio de Nazaré

Em nota oficial, a Kaiapó Produções e Fafá de Belém afirmaram ser as “maiores interessadas” na investigação.

Por Jonas Souza

14/10/2025 às 16:05 - Atualizado em 14/10/2025 às 16:23

Notícias do Pará  – O Ministério Público do Pará (MPPA) abriu um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades no uso de R$ 1,5 milhão destinados ao projeto Varanda de Nazaré, evento tradicional organizado pela cantora Fafá de Belém durante o Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do país.

PUBLICIDADE

Leia mais: Diocese se manifesta após viralizar vídeo de padre flagrado com noiva de fiel em casa paroquial; assista

De acordo com informações do Folha do Pará, o promotor de Justiça Sávio Rui Brabo de Araújo determinou a apuração sobre a origem e aplicação dos R$ 1.569.936,00 liberados por meio de um chamamento público firmado entre a Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) e o Programa Estadual de Incentivo à Cultura (PEIC).

O caso está sob responsabilidade da Promotoria de Tutela das Fundações, Associações de Interesse Social, Falência, Recuperação Judicial e Extrajudicial. Até o momento, nem Fafá de Belém nem a Fundação Cultural do Pará haviam se pronunciado oficialmente.

Posicionamento da equipe de Fafá de Belém

Em nota oficial, a Kaiapó Produções e Fafá de Belém afirmaram ser as “maiores interessadas” na investigação, reforçando que o projeto é conduzido “com legalidade, transparência e responsabilidade na gestão cultural”.

PUBLICIDADE

A produtora esclareceu que a edição de 2024 não recebeu recursos da Lei Semear nem repasses diretos do Governo do Estado. Segundo a nota, a menção ao projeto no Diário Oficial daquele ano teria sido um erro material, posteriormente corrigido em errata publicada oficialmente.

A equipe também explicou que o evento teve apenas apoio institucional e logístico, prática comum em grandes manifestações culturais, sem repasse financeiro.

“A Varanda de Nazaré é uma iniciativa independente, com 15 anos de história, construída com dedicação, amor e dentro dos mais altos padrões de legalidade”, afirmou o comunicado.

A nota encerra reafirmando o compromisso da artista com “a ética, a transparência e o fortalecimento da cultura paraense”, destacando o papel do evento na promoção da fé e da identidade amazônica.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Brasil atualiza lista de espécies ameaçadas: 180 entram e 150 saem

Revisão do ICMBio atualiza panorama da fauna brasileira e reforça instrumentos de conservação da biodiversidade.

há 23 segundos

Brasil

Lula transforma Celular Seguro em política permanente e cria banco nacional para rastrear aparelhos roubados

Novo decreto cria cadastro nacional de celulares com restrição e amplia combate ao mercado ilegal de aparelhos furtados e roubados.

há 22 minutos

Amazonas

Após apreensão de 3 toneladas de carne clandestina, MP-AM cobra explicações da Prefeita de Nhamundá sobre abatedouro

Carga sem documentação sanitária foi transportada em veículo ligado ao município e levou o MP a convocar reunião com Marina Pandolfo.

há 35 minutos

Mundo

Justiça dos EUA aceita atuação do Brasil em ação contra Moraes e evita revelia do ministro do STF

Decisão permite que a Advocacia-Geral da União represente o Estado brasileiro em processo movido por empresas de mídia ligadas aos EUA.

há 45 minutos

Amazonas

Governador Roberto Cidade assina convênio para repasse da segunda parcela para elaboração do Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu

Projeto pioneiro pretende estabelecer metas para preservação ambiental, uso sustentável das águas e ordenamento das atividades na região.

há 1 hora