A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Pará

Operação “Nêmeses” prende 11 suspeitos de integrar facção criminosa no Pará; líderes estavam em três estados

Os alvos foram localizados em diferentes regiões do país: Belém, Ponta de Pedras, Uruará e Capanema (PA), São Luís (MA) e Eusébio (CE).

Por Jonas Souza

10/12/2025 às 20:18

Notícias do Pará  – A Polícia Civil do Pará prendeu 11 pessoas suspeitas de integrar uma facção criminosa com atuação no estado, durante a operação “Nêmeses”, deflagrada entre terça (9) e quarta-feira (10). A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Facções Criminosas (DRFC), vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), com foco no cumprimento de mandados de prisão preventiva e recaptura.

PUBLICIDADE

Leia  mais: CCJ da Câmara aprova cassação do mandato de Carla Zambelli; decisão final será do plenário

Os alvos foram localizados em diferentes regiões do país: Belém, Ponta de Pedras, Uruará e Capanema (PA), São Luís (MA) e Eusébio (CE). Em Santa Izabel do Pará e Itaituba, investigados já estavam presos e tiveram novos mandados cumpridos dentro de unidades prisionais.

Durante as diligências, um dos suspeitos foi autuado em flagrante por uso de documento falso ao tentar se identificar com dados de outra pessoa, segundo a corporação.

Integrantes da cúpula da facção estão entre os presos

Cinco dos detidos são apontados como membros da alta liderança da facção. De acordo com o delegado Augusto Potiguar, titular da DRCO, entre os presos estão:

PUBLICIDADE
  • dois homens com função de “torre”, um em Vila dos Cabanos e outro em Chaves (também apontado como “idealizador de missões” em Marituba);

  • um idealizador de missões em Ourém;

  • um conselheiro das dívidas em Icoaraci;

  • e uma mulher que seria a responsável pela disciplina final da organização em Cametá.

Ação integrada e apoio nacional

A operação “Nêmeses” integra o projeto Impulse, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Também participaram agentes de inteligência, núcleos de apoio à investigação e as Polícias Civis do Ceará e do Maranhão.

As medidas cautelares foram expedidas pela Vara de Combate ao Crime Organizado, com parecer do Gaeco/MPPA. Todos os presos foram conduzidos a unidades policiais, passaram pelos procedimentos legais e serão ouvidos pela polícia.

A investigação segue para identificar outros envolvidos e ampliar o cerco contra a atuação da facção no estado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Motociclista perde controle da moto e bate violentamente contra muro na zona leste de Manaus

Acidente aconteceu em uma ladeira do bairro Grande Vitória e vítima precisou ser socorrida pelo SAMU.

há 14 minutos

Manaus

Prefeito Renato Júnior promete endurecer fiscalização contra Águas de Manaus e ameaça novas multas por obras mal executadas

Gestor afirma que acompanhará pessoalmente intervenções da concessionária e cobra respeito à população após recorrentes problemas no asfalto da capital.

há 19 minutos

Amazonas

Garantido revela espetáculo inspirado na ancestralidade para buscar o bicampeonato em Parintins

Boi do Povão apresentou o projeto de arena que levará ao Festival de Parintins 2026.

há 31 minutos

Polícia

Homem é preso por importunação sexual durante viagem de barco para Parintins

Adolescente de 14 anos denunciou o crime à Delegacia Fluvial, que acionou uma força-tarefa para prender o suspeito ainda durante a viagem

há 38 minutos

Amazonas

Polícia Civil instala Delegacia Móvel no Porto de Parintins; veja como será o atendimento durante o Festival 2026

Unidade funcionará de 25 a 29 de junho para registrar ocorrências e oferecer atendimento rápido a moradores e turistas que chegam à Ilha Tupinambarana.

há 1 hora