- Foto: Agência Pará
Notícias do Pará – O secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, anunciou sua saída do cargo neste sábado (14), em vídeo publicado nas redes sociais. Ele entregou sua carta de exoneração ao governador Helder Barbalho a pedido e agradeceu ao governo estadual e à equipe da Seduc pelos avanços alcançados.
Leia mais:Bolsonaro convoca apoiadores para manifestação na Avenida Paulista no dia 29 de junho
PUBLICIDADE
Em sua fala, Soares destacou a ascensão do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), saltando 20 posições até alcançar o 6º lugar nacional. Ele também lembrou da expansão de creches, da inauguração de novas estruturas físicas, da implantação de programas como Bora Estudar e Escola Segura, e do uso de novas tecnologias, como aulas por TV e internet.
“Missão cumprida. Coração grato”, disse ele, ressaltando o equilíbrio entre sentimentos de dever cumprido e gratidão.
Gestão conturbada e protestos
A gestão de Rossieli no Pará foi marcada por fortes críticas. A aprovação da Lei 10.820/2024, que extinguiu os programas SOME e SOMEI — voltados ao ensino presencial em comunidades rurais, indígenas e quilombolas — e os substituiu por ensino a distância, gerou protesto de indígenas e greve entre professores. Em janeiro, cerca de 300 pessoas ocuparam a sede da Seduc por quase um mês, acusando o governo de “violação cultural”. Professores da rede pública chegaram a paralisar atividades por causa de problemas na lotação, cortes salariais e precariedade na infraestrutura.
PUBLICIDADE
Também houve questionamentos sobre contratos firmados, incluindo a compra de mais de 1,4 milhão de kits de livros e a contratação da Starlink para internet via satélite, com suspeitas de superfaturamento e favorecimento a empresas ligadas a doadores.
Próximos passos
A exoneração ainda não teve seu substituto anunciado oficialmente. O governador terá agora o desafio de pacificar o setor educacional, retomar o diálogo com comunidades e sindicatos, e preparar o estado para grandes eventos, como a COP‑30.