A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Parintins

Inscrições on-line para visitas ao Bumbódromo de Parintins têm início nesta terça (25)

Os agendamentos seguirão o mesmo formato de 2023, com reservas sendo feitas para as visitas do dia seguinte.

Por Hugo Guimarães

24/06/2024 às 17:06

A partir desta terça-feira (25/06), às 9h, começam as inscrições on-line para a visitação do Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo. O agendamento é sempre feito para as visitas no dia seguinte. Ou seja, os visitantes que agendarem no dia 25 (terça-feira) poderão visitar o espaço no dia 26 (quarta-feira), e assim por diante até o dia 30 de junho, último dia para a visitação. As inscrições serão realizadas de forma online através do site cultura.am.gov.br.

PUBLICIDADE

Os visitantes terão a oportunidade de passar 40 minutos imersos na cultura folclórica de Parintins através de exposições, murais, esculturas e a apresentação de uma peça teatralizada. Os grupos da visita mediada serão compostos por dez pessoas acompanhadas de um monitor cultural.

Os murais “Patrimônio em Festa” e “Memória Afetiva dos Bois – Bumbás” estão entre as atrações do Circuito Cultural, além de esculturas em alto relevo na área externa do bumbódromo, que exaltam a alta performance dos artistas parintinenses ao retratar sua cultura.

Os visitantes farão um tour para conhecer o Bumbódromo e acompanhar os bastidores e a produção do maior Festival Folclórico a céu aberto do Brasil, além de contar com a apresentação teatral “Parintins, Folclore em Festa”, com os alunos do Núcleo de Teatro do Liceu de Artes Cláudio Santoro de Parintins. Os horários para visita são entre 9h e 13h.

A visitação mediada começa com uma peça teatralizada fazendo alusão ao auto do boi, que conta a história do início da tradição dos bumbás, como se deu a origem deles, através de personagens interpretados por alunos do curso de teatro adulto do Liceu de Arte de Parintins. A peça, desenvolvida em colaboração com o teatrólogo Thiago Oliveira e os professores de teatro de Parintins Francisco Xavier e Rosenilson Ramos, será apresentada no Hall do Bumbódromo.

PUBLICIDADE

Segundo o Turismólogo do festival, Jair Almeida, os visitantes vão conhecer não só a logística de como acontece a apresentação do festival, mas também a história do bumbódromo. “Toda a história desde sua primeira criação, a história do auto do boi e, principalmente, a história dos dois criadores dos bumbás, tanto o Roque Cid, quanto o Lindolfo Monteverde.” disse.

A visita guiada acontece de forma gratuita dentro do Bumbódromo, onde também está localizado o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade Parintins. Serão oferecidas cerca de 800 vagas ao longo de cinco dias. Cada dia terá um total de 160 pessoas que previamente agendaram as visitas.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Suspeito de matar motorista de aplicativo venezuelano com tiro na nuca é preso em Manaus

Crime aconteceu após confusão na saída de evento no conjunto Vieiralves, na zona Centro-Sul da capital.

há 7 minutos

Esporte

Jogadores e comissão técnica tomam conhecimento de denúncias envolvendo presidente da CBF

Supostos gastos na CBF chegam à Seleção e geram desconforto nos bastidores da Copa

há 8 minutos

Amazonas

Dia Mundial do Doador de Sangue reforça importância da solidariedade e da manutenção dos estoques no Amazonas

Hemoam homenageia voluntários e destaca que doação é essencial para salvar vidas diariamente.

há 12 minutos

Amazonas

Mais inclusão: Deputado Mário César Filho leva Ação Laudo Azul a Tapauá

Idealizada pelo deputado estadual Mário César Filho, iniciativa busca reduzir a distância entre famílias do interior.

há 14 minutos

Esporte

Presidente Samir Xaud é acusado de usar verba da CBF para bancar mulheres em viagens internacionais

Informações divulgadas colocam despesas e viagens internacionais do dirigente sob escrutínio.

há 30 minutos