A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Parintins

Polícia Civil reforça segurança e mobiliza 92 servidores para o Festival de Parintins

Operação contará com delegacias móveis, atendimento 24 horas e equipes especializadas para atender turistas e moradores durante o evento

Por Arquipo Goes

17/06/2026 às 11:30

Fotos: Beatriz Sampaio/PC-AM

Resumo

A Polícia Civil do Amazonas vai reforçar a segurança durante o 59º Festival de Parintins com o envio de 92 servidores para a Ilha Tupinambarana. A operação inclui delegacias móveis, atendimento 24 horas, equipes especializadas e ações preventivas voltadas a turistas, moradores e brincantes.

 

Notícias do Parintins – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) intensificará as ações de segurança pública durante o 59º Festival Folclórico de Parintins, que acontece no fim deste mês na Ilha Tupinambarana. A medida integra a Operação Segurança Presente e prevê o reforço do efetivo policial, ampliação dos serviços de atendimento e atuação estratégica em áreas de grande circulação de pessoas.

PUBLICIDADE

Ao todo, 92 servidores serão deslocados para o município, fortalecendo o trabalho policial durante os dias de programação do festival.

Leia também: Com shows de Leonardo e Filho do Piseiro, saiba como participar da Festa dos Visitantes no Festival de Parintins 2026

Reforço policial e equipes especializadas

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Henrique Brasil, a atuação da Polícia Civil será concentrada nos locais com maior movimentação de turistas e brincantes.

Além do reforço operacional, a corporação contará com equipes especializadas voltadas à proteção de mulheres, crianças e adolescentes, ampliando a rede de atendimento durante o evento.

Segundo o delegado, a iniciativa busca garantir mais segurança para moradores e visitantes que participarão da festa.

Fotos: Beatriz Sampaio/PC-AM

Delegacia Móvel do Turista funcionará no porto

Entre os dias 25 e 29 de junho, a Delegacia Móvel do Turista estará instalada no Porto de Parintins, oferecendo registro de boletins de ocorrência, orientações e atendimento ao público.

PUBLICIDADE

O funcionamento será das 8h às 14h, enquanto equipes de plantão permanecerão atuando das 14h às 2h da madrugada.

Delegacia de Parintins terá atendimento 24 horas

Durante o período do festival, a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Parintins terá atendimento ininterrupto.

A unidade, localizada no bairro Itaúna 2, funcionará 24 horas por dia entre os dias 24 e 29 de junho, realizando procedimentos de Polícia Judiciária e atendimento de ocorrências.

Fotos: Beatriz Sampaio/PC-AM

Bumbódromo contará com Delegacia do Turista

Outra novidade será a instalação de uma Delegacia do Turista nas dependências do Bumbódromo.

O posto funcionará de 24 a 29 de junho, das 18h às 6h, acompanhando toda a movimentação das noites de apresentação dos bois Caprichoso e Garantido.

A estrutura permitirá o registro rápido de ocorrências e o atendimento imediato aos visitantes.

Ações educativas no Turistódromo

Além das atividades operacionais, a Polícia Civil também realizará campanhas educativas e ações de conscientização no Turistódromo.

As equipes irão orientar moradores e turistas sobre prevenção de crimes, canais de denúncia e serviços disponibilizados pela instituição, fortalecendo a aproximação entre a polícia e a população durante o festival.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Lula diz que “nunca foi esquerdista” durante conversa na cúpula do G7

Presidente afirmou que sempre teve diálogo com movimentos sindicais europeus e relembrou episódio em que foi chamado de anticomunista nos anos 1980

há 31 segundos

Polícia

Corpo de travesti é encontrado com sinais de tortura dentro de Igarapé em Manaus

Vítima ainda não identificada apresentava cabelo raspado e indícios de violência; Polícia Civil investiga o caso na zona Centro-Sul.

há 24 minutos

Brasil

Erika Hilton aciona PF após postagens de incitação a necrofilia contra jovem morta em salto de rope jump

Mensagens publicadas no X fazem apologia à violência sexual e vilipendiam a memória da vítima.

há 29 minutos

Brasil

‘Eu sou o chefe’, diz Trump a líderes na cúpula do G7

Declaração em tom de humor arrancou risadas de autoridades durante reunião da cúpula realizada na França.

há 52 minutos

Manaus

Perito aponta erro humano como causa de acidente que feriu grávida e marido em Manaus

Perito descartou falha mecânica preliminarmente e afirmou que motorista do coletivo invadiu a via principal antes da colisão

há 1 hora