Pesquisar por em AM POST

Parintins

Tradicional Ladainha do Boi Garantido atrai multidão para cumprir a promessa do fundador e aniversário do bumbá

Celebração religiosa aconteceu, na segunda-feira (24/06), no antigo curral do boi vermelho e branco e seguiu pelas ruas.

  • Por AM POST

  • 25/06/2024 às 14:35

  • Leitura em dois minutos

Em comemoração ao Dia de São João, comemorado na segunda-feira (24/06), o Boi Garantido realizou a tradicional Ladainha, no curralzinho, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A celebração religiosa, que já acontece há 111 anos, seguiu pelas ruas na Baixa do São José até a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, no Centro.

Com a Ilha Tupinambarana já se enchendo de visitantes e torcedores para o 57º Festival de Parintins, promovido pelo Governo do Amazonas, muitas pessoas aproveitaram para prestigiar a reza cantada, que é marcada pela promessa do fundador do boi vermelho e branco, Lindolfo Monteverde.

PUBLICIDADE

A tradição surgiu há 111 anos, quando Lindolfo, ao ficar muito doente, fez uma promessa à São João que, se ficasse curado, sairia com um boi-bumbá às ruas todo dia 24 de junho. Assim, a promessa foi cumprida e o Garantido nasceu. Todos os anos, no dia de São João, uma reza é realizada no antigo curral do boi. Segundo registros antigos, as cores vermelho e branco do bumbá também tiveram origem nas cores do santo.

A filha do fundador, Maria do Carmo Monteverde, esteve presente na celebração. Emocionada, contou sobre o esforço de toda a família para manter a promessa de seu pai viva.

“Para mim representa o início da cultura, porque na época do meu pai, o povo aqui em Parintins era muito católico. É mais um ano que estamos fazendo o que aprendemos quando éramos crianças e ainda tem muita gente da minha idade. Completei 86 anos e continuo minha missão”, falou Maria do Carmo Monteverde.

PUBLICIDADE

Após o término da Ladainha, o Boi Garantido saiu com a batucada pelas ruas da Baixa do São José, em agradecimento pela graça concedida há muitos anos. Em cada casa com a fogueira acesa, o bumbá vermelho e branco entrava para visitar.

Na casa da família Azevedo, um bolo de aniversário foi preparado para o Boi Garantido. Balões vermelhos, música e a fogueira na frente da casa indicavam que ali era um reduto perreché.

PUBLICIDADE

“São vários eventos que o nosso boi sempre, tradicionalmente, resgata. A gente espera essa data com a maior emoção. Fazemos a nossa ornamentação com todo amor e carinho e todo ano é assim”, falou Jaqueline Azevedo, torcedora do Garantido.

O AM Post apoia a causa autista
blank

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

- JESUS,D.F

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank