Zona Franca: 50 anos

Em 2017, comemoramos os 50 anos de criação da Zona Franca de Manaus. Ao longo de cinco décadas, vimos o Amazonas ser beneficiado com o modelo econômico que garantiu o progresso do nosso Estado.

Mais do que uma geradora de emprego e renda, a Zona Franca é uma das garantias da conservação do meio ambiente amazônico, onde a população industrial convive pacificamente com a floresta.

A prorrogação dos seus benefícios, por mais cinquenta anos, foi importante para que possamos dar ao trabalhador, a segurança da permanência de postos de trabalho na Capital e Interior.

Continua depois da Publicidade

Contudo, constatamos com o passar dos anos, a necessidade de apresentarmos um novo modelo econômico, que auxilie o modelo já consolidado. Precisamos ainda, das às empresas que apostam suas fichas na Zona Franca, possibilidades de ampliação de suas atividades, além de condições para que possam transportar seus produtos e insumos de maneira mais eficiente e eficaz.

Daí a importância de persistirmos para que as obras de reestruturação dá BR-319, sejam autorizadas, a custo de nunca conseguirmos superar os obstáculos impostos, pelo isolamento geográfico, ao qual estamos arraigados.

A logística atual, que acontece por meio hidrográfico e aéreo, é cara demandando tempo e investimentos, que poderiam ser empreendidos em novas tecnologias. Entender que o processo de modernização das nossas industrias, está sendo prejudicado, por um impasse exclusivamente político, se faz crucial no atual momento econômico do país.

Continua depois da Publicidade

Comemoremos conscientes, de que o modelo por si só, não é garantia da sobrevivência econômica das próximas gerações. Defender a viabilidade da Zona Franca, é nosso dever como partes de uma sociedade, que tem compromisso com o futuro.