Pesquisar por em AM POST

Polícia

14 pessoas são presas por violência contra idoso na Operação Vetus no Amazonas

A ação, que foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), teve início no dia 22 de agosto deste ano.

  • Por AM POST

  • 23/09/2022 às 16:15

  • Leitura em três minutos

Redação AM POST

A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), apresentou, nesta sexta-feira (23/09), o balanço da Operação Vetus 3, deflagrada com o objetivo de apurar crimes contra a pessoa idosa. A ação, que foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), teve início no dia 22 de agosto deste ano. A Vetus ocorreu em todo o país.

PUBLICIDADE

Durante coletiva de imprensa realizada na Delegacia Geral (DG), bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus, o delegado-geral adjunto da PC-AM, Bruno Fraga, ressaltou a parceria entre o MJSP e a PC-AM na operação, que obteve um resultado positivo na apuração de crimes contra os idosos no Amazonas.

“Parabenizo as equipes da DECCI pelo excelente trabalho desempenhado, com a realização de mais de 800 diligências no nosso estado. A Polícia Civil está diuturnamente trabalhando na elucidação de quaisquer crimes para dar uma resposta à população amazonense”, destacou Bruno Fraga.

A delegada Andréa Nascimento, titular da DECCI, que esteve à frente da Operação no Amazonas, informou que a Vetus 3 contou com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi).

PUBLICIDADE

“Além de Manaus, a ação também foi deflagrada em municípios do interior como Iranduba, Itacoatiara, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, e isso foi extremamente positivo, pois levamos aos policiais locais a nossa experiência na apuração desses delitos”, relatou Andrea.

A autoridade policial comentou que a ação englobou a apuração de denúncias, instauração de inquéritos, realização de diligências aos abrigos e residências de idosos vítimas de violência, além de cumprimento de mandados judiciais.

PUBLICIDADE

“Durante os trabalhos, as equipes apuraram denúncias de maus-tratos, negligência, apropriação de bens, abandono, entre outros. Nenhum tipo de violência contra a pessoa idosa pode ser tolerada e é preciso denunciar”, salientou a delegada.

Balanço

PUBLICIDADE

Conforme a titular, durante a Vetus 3, foram 810 denúncias apuradas, 793 vítimas atendidas, 146 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) instaurados, 55 Inquéritos Policiais (IPs) concluídos, e 14 prisões efetuadas, sendo 2 em cumprimento a mandados de prisão.

“Nesse período, solicitamos à Justiça 24 medidas protetivas, bem como realizadas 22 atividades educativas e de orientação sobre direitos da pessoa idosa”, informou ela.

Denúncias

Andréa ressalta que as denúncias podem ser realizadas por meio do Disque Direitos Humanos (Disque 100), e pelo 181, disque-denúncia da SSP-AM. As ligações são gratuitas e podem ser feitas de forma anônima. Qualquer pessoa pode acionar os serviços.

O AM Post apoia a causa autista
blank

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

- Anne Alvarez

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank