Em uma grande operação conjunta, a Polícia Militar e a Polícia Civil do Pará apreenderam 16 fuzis AK-47 em um embarque que chegou ao estado vinda do Suriname, na manhã desta terça-feira (5). A interceptação ocorreu a aproximadamente 5 quilômetros do rio Maratauíra, próximo a Abaetetuba, no nordeste paraense.
A apreensão foi considerada a maior dos últimos oito anos, segundo o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado. Apenas em 2024, já são 22 fuzis apreendidos no estado, uma alta preocupação no tráfico de armas pesadas.
PUBLICIDADE
A operação foi desencadeada após uma notificação anônima alertar o 31º Batalhão da Polícia Militar de Abaetetuba. Os policiais rastrearam a embarcação, batizada de “Beto”, e, ao abordarem o barco, localizaram 13 fuzis calibre 556, três fuzis calibre 762 e munições. As armas estavam escondidas em cilindros, provavelmente para disfarçar o controle
Segundo o coronel Dilson Júnior, a apreensão representa “um golpe significativo” nas atividades das organizações criminosas na região. O material foi encaminhado para a Unidade de Polícia Civil de Abaetetuba e passado por perícia pela Polícia Científica do Estado.