Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Acusado de mandar matar Bruno Pereira e Dom Phillips vai a júri popular no Amazonas

Justiça Federal aceita denúncia do MPF contra Rubens Villar Coelho, o “Colômbia”, por duplo homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Por Marcia Jornalist

09/06/2026 às 08:38 - Atualizado em 09/06/2026 às 21:11

foto da justiça federal sobre o caso de rubens villar coelho

(Foto: TV Globo)

Resumo

A Justiça Federal decidiu levar a júri popular Rubens Villar Coelho, conhecido como “Colômbia”, apontado pelo Ministério Público Federal como mandante dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, ocorridos no Vale do Javari, no Amazonas.

PUBLICIDADE

Notícias policiais – A Justiça Federal determinou que Rubens Villar Coelho, conhecido como “Colômbia”, seja submetido a júri popular pelos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. A decisão acolheu integralmente a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), que aponta o réu como mandante dos crimes cometidos em junho de 2022, na região do Vale do Javari, no Amazonas.

Com a decisão de pronúncia, a Justiça entendeu que há indícios suficientes para que o acusado seja julgado pelo Tribunal do Júri pelos crimes de duplo homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

A medida encerra a primeira fase do processo criminal. Agora, após o término dos prazos para recursos da defesa, o caso seguirá para a etapa em que será marcada a data do julgamento popular.

Bruno Pereira e Dom Phillips desapareceram durante uma viagem pelo Vale do Javari, uma das regiões mais isoladas da Amazônia. Dias depois, os corpos foram encontrados, e as investigações apontaram a participação de um grupo criminoso com atuação na área.

MPF destaca importância do avanço do processo

Segundo o Ministério Público Federal, a condução do caso enfrentou desafios relacionados à localização remota da região de fronteira e às pressões existentes durante as investigações.

PUBLICIDADE

O procurador da República Guilherme Diego Rodrigues Leal afirmou que a decisão representa um avanço importante na busca por justiça e reforça o combate à violência na Amazônia.

LEIA MAIS: Vídeo mostra homem, supostamente encontrado morto, sendo forçado a confessar crime de pedofilia em Manaus

O caso teve ampla repercussão nacional e internacional, mobilizando autoridades brasileiras e organizações ligadas à defesa dos direitos humanos, dos povos indígenas e da liberdade de imprensa.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Pará

Passageiro reage a tentativa de assalto e mata suspeito a facadas dentro de ônibus

Crime aconteceu durante uma tentativa de roubo em um coletivo na Região Metropolitana de Belém; caso será investigado pela Polícia Civil.

há 4 minutos

Manaus

Prefeito Renato Júnior anuncia primeira parcela do 13º salário para servidores em Manaus

Anúncio foi feito pelo gestor durante a apresentação do balanço dos primeiros 100 dias de gestão.

há 12 minutos

Brasil

Luto na imprensa: Quem era Érika Leal, jornalista da Record que morreu após acidente doméstico

Repórter de 43 anos estava internada em coma há cerca de dois meses em Brasília e acumulava passagens por grandes veículos de comunicação do país.

há 24 minutos

Brasil

Cinco filhotinhos de cachorro são encontrados vivos dentro de túmulo em cemitério

Animais foram resgatados por protetor que estava no local para um funeral; administração informou que cães vivem na área há algum tempo.

há 50 minutos

Mundo

Escândalo na Copa: FBI investiga Federação Argentina por fraude e lavagem de dinheiro nos EUA

Associação de Futebol Argentino (AFA) é alvo de procuradores americanos por movimentações suspeitas de US$ 260 milhões.

há 59 minutos