Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Adolescente alega legítima defesa em caso que resultou na morte de Fernando Vilaça em Manaus, diz polícia

Jovem afirmou que agiu em legítima defesa, mas polícia aponta agressão deliberada como causa da morte.

Por Natan AMPOST

16/07/2025 às 11:50 - Atualizado em 05/08/2025 às 16:09

Notícias policiais – O adolescente de 17 anos, apreendido na terça-feira (15/07) por envolvimento na morte de Fernando Vilaça da Silva, também de 17 anos, alegou em depoimento que agiu em legítima defesa. Segundo o delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Guilherme Torres, o jovem afirmou que a vítima chegou acompanhada de outras duas pessoas e teria iniciado uma agressão contra ele e seu colega.

PUBLICIDADE

“Ele fala que a vítima chegou próximo no momento dos fatos junto com outras duas pessoas e passou a agredir. Mas enfim, a polícia apurou tudo que tinha para apurar e encaminhou à Justiça, que vai verificar qual tese irá acatar: se a de possível legítima defesa ou realmente a de uma agressão sem motivo”, explicou Torres.

Leia também: Janones tem mandato suspenso pelo Conselho de Ética após parecer de Fausto Júnior

O caso ocorreu no dia 3 de julho, na rua Três Poderes, bairro Gilberto Mestrinho, zona leste de Manaus. Fernando foi agredido e caiu ao chão após levar um chute no ombro, batendo com a cabeça e entrando em convulsão. Ele não foi socorrido pelos envolvidos, mas por populares que o levaram ao hospital, onde foi confirmada sua morte.

Com a nova apreensão, dois adolescentes estão detidos por participação na agressão que resultou no óbito. O primeiro envolvido, de 16 anos, havia sido apreendido no dia 9 de julho. O segundo suspeito, agora apreendido, apresentou-se espontaneamente na Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), acompanhado de um advogado, onde teve seu mandado de internação cumprido.

PUBLICIDADE

Segundo suspeito de esp4nc4r adolescente até a m0rt3 é apreendido em Manaus

Posted by AM POST on Wednesday, July 16, 2025

De acordo com o delegado, a versão de legítima defesa está sendo analisada, mas as evidências apontam para um ato de agressão deliberada. “Pelo que a gente entende, foi uma agressão deliberada de um dos menores, que desferiu um chute no ombro da vítima. Ela caiu, bateu a cabeça, entrou em convulsão e não foi socorrida pelos envolvidos”, destacou.

Ainda segundo a polícia, o adolescente acusado de dar o golpe fatal teria sido expulso da escola recentemente, o que pode indicar antecedentes de comportamento agressivo.

O caso foi encaminhado ao Judiciário, que decidirá se acata a tese da defesa ou confirma o entendimento da polícia sobre a gravidade do ato. A Delegacia da Deaai segue acompanhando o processo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Câmera registra acidente entre carro e motos no Parque Dez em Manaus

Colisão aconteceu na tarde deste sábado (25) e deixou pessoas feridas.

há 7 minutos

Polícia

Suspeito de furtar ar-condicionado é detido por moradores e polícia descobre mandado de prisão em Manaus

Homem de 42 anos foi contido por populares na Zona Norte e precisou receber atendimento médico antes de ser levado ao 6º DIP.

há 42 minutos

Amazonas

Mesário nas Eleições 2026: veja quem pode participar, como se inscrever e quais são os benefícios

Eleitores maiores de 18 anos e em situação regular podem atuar nas seções eleitorais.

há 1 hora

Polícia

Vídeo mostra cabo da PM trocando placa de carro investigado após morte de policial do Denarc em Manaus

Bruno Everson Pinto dos Santos foi preso durante operação que apreendeu mais de uma tonelada de drogas.

há 2 horas

Esporte

Nacional elimina Iguatu nos pênaltis e fica a dois jogos do acesso inédito à Série C

Leão da Vila Municipal venceu por 5 a 4 nas penalidades após empate em 1 a 1 e chegou pela primeira vez às quartas de final da Série D.

há 2 horas