Polícia

Adolescente é apreendido durante foguetório de facção criminosa no Amazonas

Durante revista na casa do adolescente, foi encontrada uma arma de fogo, tipo rifle, calibre .22.

Redação AM POST

Policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e do 8º BPM apreenderam um adolescente de 17 anos e prenderam sete pessoas, em posse de armas, munições e drogas, nos municípios de ,Autazes, Lábrea e Tabatinga. As ações fazem parte do Amazonas Mais Seguro, do Governo do Estado. O programa foi lançado pelo governador Wilson Lima em julho de 2021.

Continua depois da Publicidade

O primeiro caso foi registrado na noite da terça-feira (04/01), por volta das 23h, quando a equipe da 4ª CIPM, em Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus), recebeu denúncia anônima informando que um homem estaria transitando pelo beco José Rebouças, bairro Centro, em posse de uma arma de fogo.

A equipe foi ao local e conseguiu identificar o infrator, de 33 anos Com ele, foi encontrada uma arma de fogo de fabricação artesanal, calibre .32. Diante dos fatos e da materialidade, o indivíduo foi detido e encaminhado para a 6ª Delegacia Interativa de Polícia Civil de Lábrea (DIPCL).

Ainda em Lábrea, um adolescente de 17 anos foi apreendido por atos infracionais análogos aos crimes de posse ilegal de arma de fogo, perturbação do sossego e apologia a organização criminosa. A situação foi registrada na quarta-feira (05/01), às 20h, durante patrulhamento na travessa Passiá, no Centro da cidade.

Continua depois da Publicidade

A equipe foi verificar uma queima de fogos que ocorria atrás de uma residência e encontrou o adolescente, que seria integrante de uma facção criminosa. Durante revista na casa do adolescente, foi encontrada uma arma de fogo, tipo rifle, calibre .22, municiada com uma munição intacta, sem numeração e marca aparente. Ele foi apreendido e encaminhado à 6ª DIPCL.

Já em Autazes (a 113 quilômetros da capital), em ação da Operação Fronteira Mais Segura, a equipe da Rocam, por volta das 10h30 da quarta-feira, prendeu em flagrante um homem de 21 anos em posse de arma de fogo e munições. A ação ocorreu após denúncia anônima recebida pela guarnição Rocam 02, informando que um indivíduo armado estaria na rua Júlio Lobo, bairro São José.

Continua depois da Publicidade

Ao chegar ao local, os policiais identificaram o suspeito, que tentou fugir, mas foi capturado. Durante busca pessoal foram encontradas com ele uma arma de fogo de fabricação artesanal, com cabo e coronha de madeira, com capacidade para uma munição na câmara, calibre .32; uma munição/estojo do mesmo calibre, de marca CBC, deflagrada; uma arma branca e uma porção média de possivelmente oxi.

Foi dada voz de prisão ao infrator, que foi conduzido ao 39º Distrito Integrado de Polícia (DIP) de Autazes.

Continua depois da Publicidade

Ainda em Autazes, o 9º BPM, em ação conjunta com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Civil, Guarda Civil de Autazes e Guarda Civil de Borba, cumpriu mandado de prisão, busca e apreensão na comunidade do Axini, em Borba. Ao todo foram presos três homens e uma mulher, de idades não informadas, em posse de drogas, armas e munições.

O grupo estaria envolvido no assalto a uma lancha que fazia viagem de Borba para o Porto de Rosarinho em Autazes, ocorrido no dia 23 de dezembro, quando 60 pessoas, entre tripulantes e passageiros, foram vítimas dos infratores.

Tabatinga – Policiais militares do 8º BPM, em Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus), detiveram, na quarta-feira, um homem de 29 anos por posse ilegal de arma de fogo. A guarnição da viatura 6272, em patrulhamento ostensivo na rua 1° de Fevereiro, avistou um homem em atitude suspeita.

Durante revista, foi encontrada com o indivíduo uma arma de fogo, tipo espingarda, calibre .16 e três cartuchos do mesmo calibre. O caso foi registrado na 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC).

* Com informações da assessoria de imprensa