Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Agiotas, cobradores e até membro de igreja são presos durante operação policial em Manaus

Operação Tormenta desmonta esquema milionário de agiotagem no Amazonas.

Por Marcia Jornalist

13/02/2026 às 11:18 - Atualizado em 18/05/2026 às 22:06

imagem da operacao tormenta mostrando apreensões e prisões no amazonas

(Foto: Divulgação)

Resumo

Operação Tormenta prende seis suspeitos e desarticula esquema milionário de agiotagem e extorsão no Amazonas; grupo tinha como alvo servidoras públicas.

Noticias policiais – A Polícia Civil do Amazonas deflagrou a Operação Tormenta e desarticulou um esquema milionário de agiotagem, extorsão e lavagem de dinheiro que atuava no estado. Entre os alvos estão empresários, cobradores e até um funcionário de igreja, todos suspeitos de integrar a organização criminosa.

PUBLICIDADE

As investigações tiveram início há cerca de um mês, quando uma das vítimas procurou a polícia relatando estar sendo ameaçada por integrantes de grupos ligados à agiotagem. A partir da denúncia, os investigadores identificaram que os criminosos atuavam de forma estruturada, oferecendo empréstimos clandestinos com juros abusivos que superavam 50% do valor da dívida a cada mês.

Servidoras públicas eram principais alvos

Segundo a apuração, o grupo escolhia preferencialmente servidoras públicas que atuavam no Tribunal de Justiça do Amazonas e no Tribunal de Contas do Estado. As vítimas eram pressionadas a pagar valores elevados e, quando não conseguiam quitar as dívidas, tinham bens tomados de forma compulsória.

Além das extorsões, os investigados se apropriavam de veículos, joias, eletrônicos, imóveis, documentos pessoais e cartões bancários. Em alguns casos, chegaram a administrar aplicativos bancários das vítimas para se beneficiar diretamente dos vencimentos.

Para ocultar a origem ilícita dos valores, o grupo criava empresas de fachada, utilizadas para movimentar e dissimular os recursos obtidos com as atividades criminosas.

As investigações também apontaram que os suspeitos pretendiam alvejar veículos oficiais do Tribunal de Justiça e realizavam monitoramento das vítimas, inclusive nas proximidades das sedes do Judiciário e do Ministério Público.

PUBLICIDADE

Prisões, bloqueios e apreensões

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva, 20 mandados de busca e apreensão e 17 ordens judiciais de bloqueio de ativos financeiros em contas bancárias de investigados e empresas vinculadas ao grupo.

 

Foram apreendidos 30 veículos de alto padrão, R$ 17 mil em espécie, cinco armas de fogo, centenas de munições de diversos calibres, documentos de identidade e CNHs de vítimas, além de computadores, celulares e contratos fraudulentos que simulavam compra de imóveis usados como garantia das dívidas.

Foram presos Rick dos Santos Brandão; Paulo Sérgio Ramos Pacheco; Wallace Matos dos Santos; Elton Campos Cardoso; Ikaro Michel Pessoa; e Jackson Josué Farias Carvajal.

LEIA MAIS: Polícia prende agiotas em Manaus após ameaças a servidores do TJAM

Seguem foragidos Gustavo da Silva Albuquerque; Buno Luan Oliveira Vazquez; e Ismael Geandre Souza Azevedo.

Os investigados responderão por associação criminosa, usura, extorsão, roubo majorado, falsidade ideológica, porte e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, falsa identidade e lavagem de capitais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Vasco anuncia contratação do técnico português Pedro Emanuel até 2027

Treinador de 51 anos assume o comando do Cruz-Maltino com contrato válido até dezembro de 2027 e chega acompanhado de quatro profissionais para a comissão técnica.

há 4 horas

Polícia

Polícia divulga imagens de suspeitos de roubo de R$ 200 mil e pede ajuda para identificá-los em Manaus

Crime aconteceu no bairro Santa Etelvina, na Zona Norte da capital.

há 4 horas

Brasil

Vítima recorre ao STJ após absolvição de Thiago Brennand em ação por estupro

Stefanie Cohen contesta decisão da Justiça de São Paulo que absolveu o empresário.

há 5 horas

Eleições 2026

Marcelo Ramos rebate Braga e diz que nunca foi procurado para coordenar campanha de Lula

Ramos diz que anunciará sua decisão sobre candidatura ao Senado após conversar com familiares e integrantes do PT.

há 5 horas

Brasil

ANP lança aplicativo que avalia postos de combustíveis e permite denunciar preço abusivo

Nova plataforma mostra histórico de fiscalização, qualidade dos combustíveis, origem dos produtos e oferece canal direto para denúncias de irregularidades.

há 5 horas