- Foto: divulgação
O agricultor Ednaldo Palheta da Cunha, conhecido como “Naldo Bucheiro”, foi morto a tiros na terça-feira (11) em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. O crime ocorreu na frente do próprio filho de Ednaldo, de apenas 11 anos. De acordo com testemunhas, Ednaldo foi abordado por dois homens em uma motocicleta enquanto voltava para casa com o filho.
A vítima era presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Km 40, que reúne 228 famílias em busca da regularização de terras públicas. Segundo os moradores da área, o território estaria sofrendo ameaças de fazendeiros locais. A Polícia Civil informou que equipes da delegacia de Vitória do Xingu trabalham para identificar e localizar os suspeitos envolvidos no crime. Perícias foram solicitadas para auxiliar nas investigações.
PUBLICIDADE
O assassinato de Ednaldo Palheta da Cunha gerou comoção entre os movimentos sociais e lideranças políticas. O deputado estadual Carlos Boraldo (PT-PA) lamentou a morte do agricultor e afirmou que já solicitou esclarecimentos sobre o caso e reforçou a cobrança para que os responsáveis sejam identificados e punidos.
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) também se manifestou sobre o assassinato, lamentando profundamente o ocorrido e se solidarizando com os familiares de Ednaldo. O MAB pede que o poder público dê celeridade ao processo de regularização da terra para as famílias.