Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Ator amazonense é preso por golpe milionário com moeda estrangeira e falso sequestro

Suspeito e comparsa teriam lucrado cerca de R$ 1 milhão enganando vítimas com promessa de investimento em euros

Por Arquipo Goes

10/04/2026 às 15:31 - Atualizado em 11/04/2026 às 07:38

Policial civil durante operação que resultou na prisão de ator amazonense por estelionato e falso sequestro em Manaus

FOTO: Divulgação/PC-AM

Resumo:

Ator amazonense é preso em Manaus suspeito de aplicar golpe milionário com falsa venda de moeda estrangeira e simular o próprio sequestro para enganar vítimas.

 

Notícias de Polícia – Um ator e dramaturgo amazonense foi preso pela Polícia Civil do Amazonas suspeito de liderar um esquema de estelionato envolvendo a falsa venda de moedas estrangeiras. A prisão ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), durante operação do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além dele, uma mulher também foi detida. Ambos são investigados por aplicar golpes que teriam causado prejuízo estimado em cerca de R$ 1 milhão.

Leia também: Americano é preso com laboratório de drogas em condomínio de luxo no Vieiralves

Esquema prometia lucros com câmbio

De acordo com as investigações, os suspeitos convenciam vítimas a transferirem grandes quantias sob a promessa de investimento na compra de euros com cotação abaixo do mercado.

Segundo a polícia, eles alegavam integrar um grupo de investidores capaz de adquirir a moeda estrangeira em condições vantajosas e revendê-la com lucro rápido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Após receberem os valores, no entanto, os investigados não realizavam qualquer operação e ficavam com o dinheiro.

Falso sequestro para enganar vítimas

Para dar continuidade ao golpe e obter ainda mais recursos, o ator chegou a simular o próprio sequestro.

Conforme a polícia, um vídeo foi gravado para convencer as vítimas de que ele teria sido capturado por agiotas, que estariam cobrando dívidas.

“O vídeo do suposto sequestro foi encaminhado às vítimas para pressioná-las a enviar mais dinheiro”, informou o delegado Cícero Túlio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As investigações apontam que toda a encenação foi planejada pelo próprio suspeito.

Valores em dólar também foram desviados

Em um dos casos, uma vítima foi induzida a adquirir cerca de 50 mil dólares e entregar o valor aos investigados, sob a promessa de reinvestimento em euros — o que nunca ocorreu.

A polícia também identificou que a mulher envolvida no esquema ostentava um padrão de vida incompatível com sua renda declarada.

Prisões e bloqueio de bens

Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão preventiva, além de buscas e apreensões. A Justiça também determinou o bloqueio de contas e ativos financeiros dos investigados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os dois devem responder por estelionato e falsidade ideológica. Após os procedimentos legais, eles serão apresentados em audiência de custódia e permanecerão à disposição da Justiça.

A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outras possíveis vítimas do esquema.

Veja as imagens:

Vídeo montado pelo ator Paulo Queiroz simulando um sequestro para conseguir convencer familiares a lhe repassar dinheiro

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Castração gratuita de cães e gatos: Manaus abre novas vagas nesta terça-feira; veja como agendar

Agendamento será realizado exclusivamente pela internet, a partir das 14h, pelo sistema CCZ Cidadão.

há 9 minutos

Mundo

Incêndio em boate da Tailândia deixa ao menos 27 mortos e dezenas de feridos

Fogo teria começado após uma falha elétrica próxima ao palco.

há 29 minutos

Amazonas

Ex-prefeito de Barreirinha é preso por peculato após condenação por uso de dinheiro público em passagens aéreas

Mecias Pereira foi condenado a mais de seis anos de prisão por utilizar recursos da Prefeitura para custear viagens de familiares a Parintins.

há 30 minutos

Eleições 2026

Saiba quando o senador Eduardo Braga vai oficializar candidatura a reeleição

MDB, PSD e Republicanos vão realizar convenção conjunta em Manaus.

há 47 minutos

Manaus

Homem é preso com 108 kg de mercúrio transportados ilegalmente no Porto da Ceasa em Manaus

Carga de mercúrio foi encontrada durante operação conjunta da Polícia Federal e da PRF.

há 60 minutos