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Banco é autuado em Manaus por descumprir Lei das Filas

Entenda quais os direitos dos consumidores.

  • Por AM POST

  • 05/12/2024 às 11:34

  • Leitura em 1 minuto

Uma instituição bancária localizada na área central de Manaus foi autuada pelos fiscais do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) por descumprir a Lei dos Filas nº 5.867/2022. A autuação ocorreu durante fiscalização de rotina na quarta-feira (4).

 

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Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, dois clientes aguardaram por entre 45 minutos e uma hora para serem atendidos. “Isso não pode acontecer. É crucial que o tempo do consumidor seja respeitado”, afirmou.

 

A Lei das Filas estabelece tempos máximos de espera:

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– 30 minutos em dias normais;

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– 40 minutos nas vésperas e após feriados prolongados;

– 50 minutos nos dias de pagamento dos servidores públicos municipais.

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As agências que utilizam todas as caixas ou quiosques disponibilizados terão os prazos acrescidos em 10 minutos. Os estabelecimentos devem monitorar o tempo de espera visivelmente e fornecer ingressos ou senhas numéricas com o nome do cliente.

 

A instituição autuada é passível de multa, calculada pela máquina pública.

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