Uma instituição bancária localizada na área central de Manaus foi autuada pelos fiscais do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) por descumprir a Lei dos Filas nº 5.867/2022. A autuação ocorreu durante fiscalização de rotina na quarta-feira (4).
PUBLICIDADE
Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, dois clientes aguardaram por entre 45 minutos e uma hora para serem atendidos. “Isso não pode acontecer. É crucial que o tempo do consumidor seja respeitado”, afirmou.
A Lei das Filas estabelece tempos máximos de espera:
PUBLICIDADE
– 30 minutos em dias normais;
PUBLICIDADE
– 40 minutos nas vésperas e após feriados prolongados;
– 50 minutos nos dias de pagamento dos servidores públicos municipais.
PUBLICIDADE
As agências que utilizam todas as caixas ou quiosques disponibilizados terão os prazos acrescidos em 10 minutos. Os estabelecimentos devem monitorar o tempo de espera visivelmente e fornecer ingressos ou senhas numéricas com o nome do cliente.
A instituição autuada é passível de multa, calculada pela máquina pública.