Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Casal é preso após criança de 1 ano ser encontrada sozinha em frente de casa no Amazonas

A polícia encontrou residência sem alimentos e com acúmulo de lixo.

Por Beatriz Silveira

05/07/2026 às 08:31

Foto: Divulgação

Resumo

  • Onde aconteceu: Em Itapiranga, município localizado a 227 quilômetros de Manaus.
  • O que aconteceu: Uma criança de um ano foi encontrada sozinha em frente à residência após permanecer sem supervisão por várias horas.
  • Quem foi preso: A mãe da criança e o padrasto foram presos em flagrante por abandono de incapaz.
  • Medida de proteção: As crianças foram retiradas da guarda dos responsáveis e encaminhadas ao Conselho Tutelar.

Notícias Policiais – Um casal foi preso em flagrante por abandono de incapaz na terça-feira (23), em Itapiranga, no interior do Amazonas. A vítima é uma criança de apenas um ano, filha da mulher e enteada do homem investigado.

Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), a criança foi encontrada sozinha em frente à residência da família. Ela teria permanecido sem a supervisão de um adulto por várias horas.

O caso chegou às autoridades após uma denúncia encaminhada ao Conselho Tutelar. Quando a equipe policial chegou ao endereço, a criança já estava sob os cuidados do órgão de proteção.

PUBLICIDADE

O que os policiais encontraram dentro da residência?

Durante a ocorrência, policiais da 38ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) entraram no imóvel e encontraram o padrasto da criança dormindo.

De acordo com o delegado Aldiney Nogueira, titular da unidade policial, a residência apresentava condições consideradas insalubres.

No local, os agentes constataram:

  • acúmulo de lixo;
  • ausência de alimentos;
  • condições inadequadas de moradia;
  • ambiente considerado inabitável.

“Ele afirmou que acreditava que a criança estava com a mãe, o que motivou a prisão em flagrante”, informou o delegado.

Onde estava a mãe da criança?

Após diligências realizadas pela Polícia Civil, a mãe da criança foi localizada em outra residência no município de Itapiranga.

Ela também foi presa. Em depoimento, a mulher afirmou que acreditava que a filha estava sob os cuidados do padrasto.

A versão apresentada pelos dois responsáveis não impediu a prisão em flagrante pelo crime de abandono de incapaz.

PUBLICIDADE

O casal já era investigado pela Polícia Civil?

Sim. Conforme informações da PC-AM, o casal já era investigado por abandono de incapaz. A polícia também informou que os suspeitos fazem uso de substâncias entorpecentes.

O delegado Aldiney Nogueira relatou ainda que a mãe da criança já havia sido presa anteriormente pelo mesmo crime envolvendo outro filho.

As informações fazem parte da investigação conduzida pela 38ª DIP.

O que aconteceu com as crianças após a prisão?

As crianças foram retiradas da guarda dos responsáveis e encaminhadas ao Conselho Tutelar.

O órgão ficará responsável pelas medidas de proteção e pelos cuidados necessários após a ocorrência.

Em municípios do interior do Amazonas, denúncias ao Conselho Tutelar têm papel direto na identificação de situações de risco envolvendo crianças. Casos de suspeita de abandono ou negligência podem ser comunicados aos órgãos de proteção para apuração.

O casal foi conduzido à delegacia e responderá pelo crime de abandono de incapaz. Os dois permanecem à disposição da Justiça.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Mundo

“Não queremos comunistas no nosso país. Nunca funcionou e nem vai funcionar”, diz Trump em discuso no Dia da Indepedência

Presidente dos Estados Unidos criticou o comunismo e exaltou as liberdades de expressão e religião e o direito de portar armas durante evento de independência do país.

há 11 minutos

Manaus

Gigantes da Floresta muda horário neste domingo (5) em Manaus; veja funcionamento

Parque funcionará em horário reduzido para serviços de manutenção preventiva e ficará fechado na segunda e terça-feira.

há 2 horas

Brasil

Mega-Sena 3027 acumula e prêmio vai a R$ 38 milhões; veja números sorteados

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso realizado neste sábado (4).

há 2 horas

Amazonas

Trabalho infantil em Manaus atinge adolescentes e está ligado à violência, aponta pesquisa da UEA

Estudo com 453 alunos de escolas públicas de Manaus identificou trabalho pesado, atividades na construção civil e associação com abuso, insegurança alimentar e prejuízos na vida escolar.

há 3 horas

Manaus

Amanhecer Manaus reúne multidão na Ponta Negra em manhã de fé e adoração

Segunda edição do movimento cristão levou milhares de pessoas à Praia da Ponta Negra, em Manaus, durante a madrugada deste domingo (26).

há 3 horas