Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Colombiana é presa em Aeroporto com cocaína escondida na bagagem

A droga foi descoberta durante uma revista minuciosa feita pelos agentes federais.

Por Jonas Souza

14/02/2025 às 18:35

Notícias de Polícia – Na noite da última quinta-feira (13), uma cidadã colombiana foi presa pela Polícia Federal (PF) ao tentar embarcar do Aeroporto Internacional de Belém, no bairro de Val-de-Cans, com destino a Portugal, transportando 1,278 quilos de cocaína escondidos na estrutura metálica de duas malas despachadas. A prisão ocorreu durante uma ação de rotina da PF para coibir o tráfico internacional de drogas.

PUBLICIDADE

A droga foi descoberta durante uma revista minuciosa feita pelos agentes federais. Embora os compartimentos regulares das malas contivessem apenas roupas, o peso excessivo chamou a atenção dos policiais, que decidiram investigar mais a fundo. A suspeita foi abordada após passar pela emigração, enquanto aguardava o voo programado para decolar às 22h50. Além da cocaína, a PF apreendeu também 1.250 euros em posse da passageira.

Rota internacional e conexão com cartéis

As investigações revelaram que a suspeita havia iniciado sua viagem na capital colombiana, Bogotá, de onde partiu para Guarulhos, em São Paulo, no dia 8 de fevereiro. Três dias depois, ela embarcou para Belém, de onde pretendia seguir para Lisboa, Portugal, e posteriormente viajar de ônibus para Madri, na Espanha. A trajetória sugere um esquema planejado para transportar drogas entre a América do Sul e a Europa.

O caso acende um alerta para a atuação de cartéis colombianos que, segundo a PF, têm investido em Belém como uma nova rota de escoamento de cocaína. O método de aliciamento de mulheres para atuar como “mulas do tráfico” é uma prática comum dessas organizações criminosas, que recrutam passageiras para transportar entorpecentes para a Europa.

Aperto na fiscalização e punição severa

PUBLICIDADE

A prisão da colombiana ocorreu apenas três dias após outra operação da PF no mesmo aeroporto, quando uma venezuelana foi detida ao tentar embarcar para a Europa com cocaína vinda da Colômbia. As duas ocorrências reforçam a estratégia das quadrilhas para expandir suas atividades no território brasileiro.

A Polícia Federal tem intensificado a fiscalização nos aeroportos e investe em investigações para desarticular esses esquemas. O tráfico internacional de drogas é um crime qualificado como hediondo pela legislação brasileira, com pena prevista entre 5 e 15 anos de reclusão, podendo ser aumentada de um a dois terços quando o crime ultrapassa as fronteiras nacionais.

Após ser flagrada com a droga, a suspeita foi encaminhada à Superintendência da Polícia Federal no Pará para os procedimentos legais. Em seguida, foi conduzida ao Sistema Prisional do estado, onde aguardará o andamento do processo judicial.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Mãe de jovem morto em abordagem policial critica decisão que colocou sargento da PM em liberdade

Revogação da prisão preventiva do policial militar acusado da morte de Carlos André de Almeida Cardoso motivou desabafo da mãe da vítima, que pede rigor nas investigações e responsabilização dos envolvidos.

há 20 minutos

Brasil

Real perde cerca de 88% do poder de compra em 32 anos e acende alerta sobre o empobrecimento da população

Aniversário do Plano Real reacende debate sobre inflação acumulada, juros elevados e a dificuldade do brasileiro em preservar patrimônio.

há 25 minutos

Polícia

Justiça condena três homens por assassinato de “Sapinho” em Manacapuru

Crime ocorreu em 2021 e, segundo o Ministério Público, a vítima foi atingida por pelo menos 18 disparos de arma de fogo.

há 57 minutos

Amazonas

Caso Chibatão, sobre disputa por herança bilionária de Passarão, trava no MP e terceiro promotor abandona análise de investigação

Promotor ficará responsável por analisar os autos e decidir sobre um eventual oferecimento de denúncia.

há 1 hora

Amazonas

Incêndio atinge subestação de loja no Centro de Parintins e mobiliza bombeiros

Fogo ocorreu na manhã desta quarta-feira (29) na Rua João Meireles.

há 1 hora