
Foto: PRF/Divulgação
Um violento confronto na Terra Indígena Sararé, localizada em Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, resultou na morte de cinco pessoas na madrugada deste sábado (28). A situação ocorreu durante uma fiscalização na área invadida pelo garimpo ilegal, onde seguranças armados dos garimpeiros trocaram tiros com policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que acompanhavam agentes do Ibama.
As informações preliminares indicam que a abordagem ocorreu enquanto as equipes realizavam uma operação para coibir a atividade de garimpo clandestino na região. Durante a fiscalização, os seguranças dos garimpeiros, fortemente armados, abriram fogo contra os policiais. No enfrentamento, os cinco mortos eram ligados aos garimpeiros, enquanto nenhum policial ou fiscal sofreu ferimentos.
PUBLICIDADE
A PRF, em colaboração com o Ibama, apreendeu um arsenal significativo no local, incluindo um fuzil, uma submetralhadora, duas pistolas, uma espingarda calibre 12, além de carregadores e munições. O armamento apreendido é indicativo da gravidade da situação e do nível de armamento presente entre os envolvidos no garimpo ilegal.
Além das apreensões de armamentos, a operação resultou na destruição de equipamentos utilizados para o garimpo ilegal. O Ibama informou que foram destruídas 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões, uma pá-carregadeira, seis motocicletas e cerca de cinco mil litros de combustíveis. Também foram encontrados motores e equipamentos destinados a 25 acampamentos de garimpeiros.
Essa ação é parte dos esforços contínuos para combater o garimpo ilegal, que representa uma grave ameaça ao meio ambiente e aos direitos das comunidades indígenas que habitam a área. A Terra Indígena Sararé, que abrange 67 mil hectares, é lar de vários grupos Nambiquaras, que enfrentam constantes desafios devido à invasão de suas terras.