Na noite de sábado (3), uma fuga em massa aconteceu na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2), localizada em Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza (CE). Detentos renderam os policiais penais da unidade e conseguiram escapar, gerando uma situação de caos.
A prisão, conhecida por abrigar figuras de alto perfil no sistema penitenciário, mantinha Leonardo Alexander Ribeiro Herbas Camacho, sobrinho de Marcola, o notório líder do Primeiro Comando da Capital (PCC). De acordo com o site Uol, a fuga ocorreu na ala de segurança máxima, onde Leonardo estava detido. Ele é acusado de envolvimento em atividades ilícitas, incluindo jogo do bicho e tráfico de armas e drogas no Ceará.
PUBLICIDADE
Até o momento, não há informações detalhadas sobre o número exato de foragidos ou sobre possíveis feridos e mortos. No entanto, três policiais foram feitos reféns durante o incidente e sofreram lesões; felizmente, todos foram liberados e estão fora de perigo.
Neste domingo (4), a prisão permanece fechada para uma avaliação completa da situação. Há possibilidade de que os detentos que foram capturados após a fuga sejam transferidos para outras unidades prisionais, enquanto as autoridades trabalham para restabelecer a ordem e garantir a segurança.