A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Don Juan da zona leste é procurado pela polícia por enganar e extorquir idosas em Manaus

Segundo a política, o homem teria usado sua boa aparência e lábia para persuadir as vítimas.

Por Natan AMPOST

22/08/2025 às 11:05 - Atualizado em 22/08/2025 às 12:18

Notícias policiais – Um homem identificado como Marcos Drywes da Silva Matos, de 45 anos, apelidado de “Don Juan” da zona leste de Manaus, é procurado pela Justiça e pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) pelos crimes de estelionato e furto direcionados a mulheres idosas. Segundo as investigações, ele seduz as vítimas por meio das redes sociais e as convence a realizar compras de alto valor em benefício próprio.

PUBLICIDADE

De acordo com o delegado Fabiano Rosas, titular do 9° Distrito Integrado de Polícia (DIP), Marcos teria usado sua boa aparência e lábia para persuadir mulheres, principalmente acima dos 60 anos, a comprar celulares, notebooks, fones de ouvido e outros objetos de valor. Após ganhar a confiança das vítimas, ele se apropriava dos bens ou valores adquiridos.

“No último caso investigado, o indivíduo foi à casa de uma vítima, que trabalha como revendedora, e furtou diversos perfumes, causando um prejuízo de mais de R$ 12 mil reais”, informou o delegado. Rosas acrescentou que o acusado chegou a orientar a vítima a fazer pagamentos via Pix e a realizar compras em lojas de departamento, tudo sob a justificativa de benefícios falsos.

Leia mais: Homem encapuzado atira ao menos 13 vezes contra mulher dentro de carro; assista

A Polícia Civil alerta para o perfil do criminoso, que se aproveita da vulnerabilidade emocional das idosas. “O alvo dele são senhoras a partir de 60 anos. Ele tem uma boa aparência e lábia, e acaba convencendo as vítimas a realizar pagamentos e compras em seu favor”, explicou o delegado.

As autoridades reforçam que qualquer informação sobre o paradeiro de Marcos Drywes pode ser repassada de forma anônima por meio do disque-denúncia do 9° DIP, no número (92) 98116-9099, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A PC-AM enfatiza que a colaboração da população é essencial para localizar o suspeito e prevenir novas fraudes contra idosos na capital amazonense.

A investigação segue em andamento, e a polícia orienta que familiares e pessoas próximas de idosos fiquem atentos a contatos suspeitos em redes sociais, pedidos de ajuda financeira ou compras solicitadas por desconhecidos. A ação visa proteger um público vulnerável e coibir práticas criminosas que vêm se tornando frequentes em Manaus.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 6 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 6 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 7 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 7 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 7 horas