Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Duplo homicídio de candidata a vereadora e irmã foi transmitido por vídeochamada a presidiário suspeito de ordenar o crime, diz polícia

O assassinato brutal das vítimas teria sido encomendado por um presidiário, que assistiu a morte por vídeochamada.

Por Natan AMPOST

16/09/2024 às 16:31 - Atualizado em 17/09/2024 às 09:26

O brutal assassinato da candidata a vereadora Rithiele Alves Porto, de 28 anos, e sua irmã, Rayane Alves Porto, de 25, chocou a comunidade de Porto Esperidião, Mato Grosso, no último sábado (14/9). As irmãs foram torturadas e mortas por um grupo de nove pessoas, após saírem de um festival de pesca na cidade, localizada a 358 km de Cuiabá. O crime, que durou cerca de três horas, foi ordenado por um presidiário da Penitenciária Central do Estado (PCE), conforme revelou a polícia.

PUBLICIDADE

De acordo com o delegado Higo Rafael, responsável pela investigação, todos os envolvidos confessaram a participação no crime e afirmaram que estavam em vídeochamada com o mandante, um detento da PCE. Durante as três horas de tortura, os executores seguiram as ordens repassadas pelo preso. “A todo momento [do crime], estavam em videochamada com um preso da PCE. Foram cerca de três horas de tortura, e eles permaneceram cumprindo o que esse preso determinava”, relatou o delegado.

Ainda segundo Higo Rafael, uma das vítimas já estava “decretada” por uma facção criminosa, informação confirmada por um dos suspeitos durante o depoimento. Um detalhe que chamou a atenção foi uma publicação feita nas redes sociais, onde as irmãs aparecem fazendo um gesto associado à facção rival, o Primeiro Comando da Capital (PCC). A foto pode ter sido o motivo que desencadeou o decreto de morte das vítimas, uma vez que esse tipo de sinal é visto como uma provocação entre facções.

As investigações apontam que a ordem para a execução das irmãs partiu de dentro do presídio, revelando mais uma vez a atuação das facções criminosas e o poder que elas exercem, mesmo atrás das grades.

Os nove envolvidos foram presos ainda no sábado, e a polícia continua investigando os detalhes do caso para confirmar as motivações e identificar todos os responsáveis, inclusive aqueles dentro do sistema penitenciário. O duplo homicídio das irmãs Porto evidencia a crescente influência das facções criminosas e a necessidade urgente de novas medidas de controle dentro dos presídios.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 165 milhões; veja os números sorteados

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 3.041, realizado nesta quinta-feira (6), em São Paulo.

há 1 hora

Manaus

CMM aprova projeto que obriga transparência sobre radares e multas em Manaus

Projeto ainda precisa passar por segunda votação antes da sanção do Executivo.

há 1 hora

Política

Deputados do Republicanos abandonam Omar Aziz e declaram apoio a Roberto Cidade

Aniversário do deputado federal reuniu parlamentares, lideranças evangélicas e comunitárias, marcando novo gesto público de apoio à reeleição de Roberto Cidade.

há 2 horas

Manaus

Prefeito de Manaus Renato Junior declara apoio a Eduardo Braga e define escolha como “parceiro de Manaus”

Prefeito de Manaus afirmou que decisão foi baseada nos investimentos viabilizados para a capital e destacou projetos nas áreas de habitação, infraestrutura e mobilidade urbana.

há 2 horas

Manaus

Dinheiro público pelo ralo: MP apura Águas de Manaus por abrir buracos em ruas que a Prefeitura acabou de asfaltar

Procedimento do Ministério Público apura se intervenções da concessionária em vias recapeadas pelo programa Asfalta Manaus causaram prejuízo aos cofres públicos e falhas de planejamento.

há 2 horas