O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Falsa perita é desmascarada e acaba presa em Manaus

Ela identificava como perita criminal nas redes sociais e promovia lives e palestras.

Por Hugo Guimarães

02/12/2020 às 11:27 - Atualizado em 02/12/2020 às 18:17

Redação AM POST

Uma equipe do 6º Distrito Integrado de Polícia, em parceria com o Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (Sinpoeam), deteve na tarde desta terça-feira (1) uma mulher que se passava por perita criminal nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens. Tatiana Rosa Jaques, de 46 anos, postava fotos e vídeos em seus perfis na internet usando distintivo e farda da polícia de forma ilegal, e se apresentava como profissional da perícia do Amazonas em lives e palestras virtuais.

PUBLICIDADE

Tatiana foi detida pela polícia após uma série de denúncias realizadas pelo sindicato, que ao longo dos últimos meses tem coletado provas na internet e através de serviços de inteligência dos crimes cometidos por ela. Postagens no Instagram, no Facebook e no status do Whatsapp foram anexadas às denúncias apresentadas à polícia. Ela deverá responder processo pelo crime de falsa identidade e outros que ainda serão averiguados.

Alerta

A conduta de Tatiana expõe um problema comum que é a desinformação em relação à atividade de perito criminal oficial. Não existe curso técnico, de graduação ou de pós-graduação específico para a formação de novos peritos oficiais. O único caminho para ingressar nessa carreira é prestando concurso público, e é necessário que o profissional seja formado em alguma das diversas áreas englobadas na perícia.

PUBLICIDADE

De acordo com o presidente do Sinpoeam, Ilton Soares, existem várias instituições de ensino e alguns profissionais que enganam seus alunos ao prometer transformá-los em peritos criminais oficiais, sem explicar os requisitos que essa profissão exige.

“Tem muita gente que sonha ingressar na carreira da perícia, mas não têm informações sobre o assunto, e são facilmente enganados por péssimos profissionais e péssimas instituições de ensino que vendem uma mentira. Nós, como sindicato, prezamos sempre pela verdade, e alertamos a sociedade de que o único caminho para virar perito oficial é o concurso público”, afirmou.

PUBLICIDADE

*Com informações da assessoria de imprensa

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Saiba quem era a enfermeira amiga de Juliette que foi assassinada pelo ex-namorado

O caso se soma à triste estatística de feminicídios no Brasil, onde, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é vítima de feminicídio a cada 6 horas.

há 8 minutos

Manaus

Ação do Laudo Azul do deputado Mário César Filho emite 90 diagnósticos de autismo em Manaus e reforça apoio a famílias atípicas

A iniciativa, que se consolidou como uma das principais bandeiras do mandato do parlamentar na Aleam.

há 37 minutos

Amazonas

Projeção da SSP aponta que o Amazonas tem a menor taxa de feminicídio do Brasil

O Estado poderá fechar o ano com uma taxa de 0,22 crimes dessa natureza a cada 100 mil habitantes.

há 48 minutos

Política

Eduardo Braga entra pela 13ª vez na cobiçada lista das “100 cabeças do Congresso Nacional” feita pelo DIAP

A lista destaca parlamentares que se diferenciam pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

há 50 minutos

Polícia

Homem é preso em Manaus por envolvimento na execução de empresário na véspera do Ano Novo

Suspeito teria participado do assassinato de Abraham Braga, morto com 14 tiros após ter o carro interceptado na zona centro-oeste da capital.

há 53 minutos