Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Garimpeiros ameaçam confrontar PF em Humaitá durante operação contra garimpo ilegal

Há também ameaças de tumultos durante as celebrações pelos 155 anos de Humaitá, que acontecem entre os dias 13 e 15 de maio.

Por Beatriz Silveira

13/05/2025 às 18:32

Notícias Políciais – A tensão aumentou na região de Humaitá, sul do Amazonas, após o início de uma nova operação conjunta da Polícia Federal (PF) e do Ibama contra o garimpo ilegal no rio Madeira. Garimpeiros que atuam na extração clandestina de ouro têm trocado mensagens em grupos de WhatsApp incitando motins, ameaças de confronto armado e ações violentas contra agentes públicos.

PUBLICIDADE

De acordo com áudios e textos obtidos pela Folha de S.Paulo, alguns garimpeiros propõem reunir grupos armados para impedir a destruição das balsas e dragas utilizadas na atividade ilegal. Em um dos áudios, é possível ouvir uma explosão ao fundo, enquanto um homem orienta outros a “meter bala” nos agentes e a bloquear o acesso ao rio Beem.

Leia também: Vídeo: Incêndio atinge subestação e causa pânico em moradores do bairro Aparecida em Manaus

Há também ameaças de tumultos durante as celebrações pelos 155 anos de Humaitá, que acontecem entre os dias 13 e 15 de maio. Segundo os áudios, os garimpeiros planejam se concentrar na praça central da cidade para confrontar os agentes federais, caso as operações avancem.

Essa não é a primeira vez que a região registra tensão entre garimpeiros e forças de segurança. Em agosto de 2023, houve confronto direto no centro da cidade, com rojões sendo lançados contra a PF após a destruição de dezenas de balsas ilegais. Na ocasião, 14 pessoas foram presas.

A extração ilegal de ouro no Madeira envolve o uso de dragas que revolvem o leito do rio, utilizando mercúrio — altamente tóxico — para separar o ouro das impurezas. Esse processo contamina a água, os peixes e ameaça toda a biodiversidade aquática da região.

Até o momento, a Polícia Federal preferiu não se pronunciar sobre os recentes episódios, e o Ibama não respondeu aos questionamentos da imprensa.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Passageiro denuncia “máfia” no Porto de Manaus ligado aos lobistas Carlito e Bronze

Os dois são cotados para serem possíveis suplentes de Alberto Neto na candidatura ao Senado.

há 25 minutos

Brasil

Governador Roberto Cidade acompanha o andamento das obras de pavimentação em Autazes

Novo convênio garante a continuidade da recuperação de 5,8 quilômetros de vias urbanas em 13 ruas do município.

há 26 minutos

Brasil

General venezuelano acusado de repressão a opositores de Maduro ganha cargo diplomático no Brasil

General venezuelano Luis Gerardo Reyes Rivero recebeu aval do governo brasileiro para atuar no país.

há 36 minutos

Eleições 2026

Treta no Republicanos: TRE-AM enquadra rádio comandada por Silas Câmara em ação movida por Amom Mandel

O caso envolve declarações exibidas no programa “De Olho na Cidade”.

há 48 minutos

Eleições 2026

Com baixa de público, PT, PCdoB e PV oficializam apoio a Omar Aziz na disputa pelo Governo do Amazonas

Federação Brasil da Esperança homologou candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados durante convenção.

há 55 minutos