Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Golpe do HIV: polícia prende grupo que usava fake news para extorquir vítimas em Manaus

Criminosos exigiam dinheiro e até favores sexuais para apagar publicações falsas.

Por Hugo Guimarães

21/03/2025 às 10:59

(Foto: Divulgação)

Notícias policiaisA Polícia Civil do Amazonas prendeu quatro homens suspeitos de integrar um grupo criminoso que espalhava informações falsas na internet para extorquir vítimas em Manaus. Segundo as investigações, os suspeitos utilizavam perfis falsos para criar e disseminar notícias falsas, atingindo aleatoriamente pessoas da cidade.

PUBLICIDADE

As acusações variavam desde supostos relacionamentos extraconjugais até alegações graves, como a de que determinadas vítimas estariam infectadas pelo vírus HIV. Quando os alvos entravam em contato para tentar reverter a situação, os criminosos exigiam dinheiro para apagar as postagens ou revelar a identidade dos responsáveis. Em um dos casos investigados, um dos acusados chegou a chantagear uma mulher, exigindo relações sexuais em troca da exclusão do conteúdo.

Além da extorsão e difamação, a quadrilha também utilizava os perfis falsos para recrutar pessoas para jogos de azar on-line, incluindo o popular “Jogo do Tigrinho”. A operação que desarticulou o grupo foi batizada de “Mordaca” e os detalhes foram apresentados em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (21).

Os suspeitos foram encaminhados para a delegacia e devem responder por crimes de extorsão, difamação e associação criminosa. A polícia segue investigando se há mais vítimas ou envolvidos no esquema fraudulento.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

El Niño deve ganhar força e aumentar risco de seca na Amazônia e enchentes no Sul, alerta Inmet

Boletim do Instituto Nacional de Meteorologia aponta 100% de probabilidade de permanência do fenômeno até 2027 e prevê impactos significativos em diferentes regiões do país.

há 16 minutos

Manaus

Presidente da Âmbar Energia é convocado para explicar, na CMM, aumento nas contas de energia em Manaus

Consumidores relatam cobranças muito acima do valor habitual, sem bandeira tarifária vermelha, e concessionária terá de explicar os critérios de faturamento na CMM.

há 45 minutos

Amazonas

TRE-AM nega empréstimo de urnas eletrônicas para eleição do Boi Caprichoso

Tribunal informou que legislação eleitoral impede o uso de urnas eletrônicas em eleições não oficiais no período que antecede as Eleições Gerais.

há 48 minutos

Eleições 2026

Prefeito Renato Júnior reforça aliança com David Almeida: “Sempre que falarem o meu nome, lembrem também dele”

Durante lançamento do plano de governo, prefeito de Manaus afirmou que os dois compartilham o mesmo projeto político para o Amazonas.

há 52 minutos