A Polícia Civil do Amazonas em parceria com a Polícia Civil do Maranhão, deflagrou a operação “Aparte” para desarticular um grupo criminoso que aplicava golpes em pagamentos de IPVA por meio de um site similar aos serviços de pagamentos do Detran-AM.
Mandados de busca e apreensões e um de prisão foram cumpridos no município de Imperatriz, no Maranhão, após vítimas do Amazonas relatarem que realizaram o pagamento do IPVA por meio de Pix a um site, e que esse pagamento não constava no sistema.
PUBLICIDADE
De acordo com o delegado Paulo Beneli, da Delegacia Especializada em Repressão a Crime Cibernéticos (DERCC), os criminosos ofereciam um desconto de 30% para quem realizasse o pagamento via Pix, com um código gerado no site fraudulento.
“Esses criminosos ofereciam um desconto de 30% para os clientes do Detran, que entravan nesse site falso com o mesmo layout e informações do sistema oficial de pagamentos do Detran. Quando as pessoas faziam o pagamento, eles notavam que esse valor não constava no sistema real do órgão do Amazonas e buscaram a polícia para denunciar os golpistas”, disse a autoridade.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, o prejuízo causado para clientes do Detran-AM somam entre R$ 180 a R$ 200 mil.
PUBLICIDADE
Quando se buscava pelo IP do criador do site, a localização era de uma casa no município de Imperatriz. Foi aí que a Polícia Civil do Maranhão foi acionada e prendeu um dos criminosos. Além disso, computadores e celulares com o domínio do site falso também foram apreendidos.