Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Homem é condenado a 27 anos de prisão por matar a sogra estrangulada em Manaus

Segundo a polícia, a vítima foi à casa dele para lhe cobrar uma dívida.

Por Natan AMPOST

01/11/2024 às 14:54

O réu Amarildo Maia de Araújo Júnior foi condenado a 27 anos e dois meses de prisão, em regime fechado, na ocasião do julgamento realizado pela 3.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus, na terça-feira, 29/10.

PUBLICIDADE

A condenação se deu porque Amarildo matou a sogra, Maria Leila Mata de Freitas, no dia 29 de novembro de 2023, quando essa foi à casa dele para lhe cobrar uma dívida. O crime ocorreu no bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus.

Segundo a denúncia do Ministério Público, no dia dos fatos, Maria Leila se dirigiu à residência do acusado onde foi estrangulada por Amarildo que, após cometer o crime, escondeu o cadáver da vítima até o dia seguinte e, após colocar o corpo dentro de um barril com roupas e entulhos, contratou um frete e levou o barril para o local no Distrito II, onde foi encontrado.

O julgamento da Ação Penal de Competência do Júri n.º 0670798-43.2023.8.04.0001 foi presidido pela juíza de direito Eline Paixão e Silva Gurgel do Amaral Pinto, com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) sendo representado por Flávio Mota Morais Silveira. Promotor esse que teve como assistente de acusação as advogadas Eduarda Kelly Assunção Furtado da Silva e Milene Vieira Martins. Amarildo Maia de Araújo Júnior foi defendido pelo defensor público Inácio de Araújo Navarro.

Após ouvir as testemunhas, o réu foi interrogado, porém, respondeu somente as perguntas feitas pela defesa e pelos jurados.

Durante os debates, o promotor de Justiça defendeu a tese de condenação do réu pelo crime de homicídio consumado, com as qualificadoras de motivo fútil, emprego do meio cruel por asfixia e feminicídio, no contexto de violência doméstica e menosprezo ou discriminação à condição da vítima de ser mulher. A defesa pediu o afastamento das qualificadoras de motivo fútil e feminicídio.

Após a votação os jurados acataram parcialmente a tese suscitada pelo Ministério Público no sentido de condenar Amarildo Maia de Araújo Júnior pelos crimes de homicídio qualificado (asfixia e feminicídio). Amarildo está preso desde a época do crime, devido à condenação a magistrada determinou o imediato cumprimento provisório da pena até o trânsito em julgado da sentença.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Manaus

Energia será cortada em bairros de Manaus nesta quarta em pleno calor; veja áreas afetadas

Desligamentos programados ocorrerão para serviços de manutenção na rede elétrica e afetarão bairros da capital e comunidades da zona rural.

há 13 minutos

Segurança

Operação mira grupo suspeito de planejar atentados em Brasília durante as eleições de 2026

Polícia Civil cumpre mandados contra oito investigados suspeitos de discutir ataques, compartilhar manuais de explosivos e planejar invasões a prédios públicos.

há 14 minutos

Manaus

Incêndio atinge área perto de rede elétrica e assusta moradores na zona Norte de Manaus

Chamas foram registradas na noite desta segunda-feira (3), próximo à entrada do bairro Novo Israel. Até o momento, não há informações sobre feridos ou sobre as causas do incêndio.

há 45 minutos

Mundo

Ataque a tiros em bar deixa dois mortos, suspeitos são presos após fuga; veja o vídeo

Criminoso invadiu o estabelecimento e abriu fogo contra clientes. Câmeras de segurança registraram toda a ação.

há 53 minutos

Polícia

Polícia procura homem suspeito de estuprar enteada de 8 anos em Manaus

Polícia Civil pede apoio da população para localizar o suspeito.

há 9 horas