Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Homem é preso por espalhar ódio contra negros, mulheres e cristãos

Suspeito ainda promovia apologia a crimes como estupro e homicídio.

Por Hugo Guimarães

18/12/2024 às 07:40

Nesta terça-feira (17), um homem foi preso preventivamente na passagem José Alencar, no bairro da Marambaia, em Belém, por crimes previstos na Lei de Racismo. A ação faz parte da operação “Miasma”, que, segundo a Polícia Civil, representa a primeira prisão preventiva no estado do Pará por este tipo de crime.

PUBLICIDADE

O suspeito é investigado por realizar comentários ofensivos e incitação ao ódio contra diversos grupos, incluindo negros, mulheres, crianças e cristãos. Além disso, ele promovia apologia a crimes violentos, como estupro de vulneráveis, e mencionava possuir armas de fogo. Durante a operação, os policiais apreenderam diversas armas brancas, como facas, canivetes, machadinhas, soco-inglês e sprays de pimenta, além de três notebooks e dois celulares, que serão submetidos a perícia, conforme informou a delegada Adriana Norat.

O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara de Inquéritos e Medidas Cautelares de Belém, e também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito.

Investigações avançadas e cooperação interestadual

De acordo com o delegado-geral Walter Resende, as investigações começaram após uma denúncia recebida pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos, da Polícia Civil do Mato Grosso. Inicialmente, acreditava-se que o perfil investigado residia em Cuiabá, mas diligências apontaram que o responsável era um morador de Belém. O caso foi então transferido para a Delegacia de Combate aos Crimes Discriminatórios e Homofóbicos (DCCDH), que intensificou a apuração.

A operação “Miasma” recebeu este nome em referência ao conceito grego antigo de “impureza”, simbolizando a necessidade de eliminar o que é prejudicial para o bem comum. O delegado Janilson Gomes explicou que a escolha do nome reforça o objetivo de combater práticas que comprometem os valores da sociedade.

Com o apoio da Polícia Científica do Estado do Pará (PCEPA), a coleta de vestígios criminais foi fundamental para sustentar o caso. O suspeito agora está à disposição da Justiça e aguarda o prosseguimento dos procedimentos legais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Novo presidente do STJ diz que juiz com posição política está na profissão errada

Ministro eleito para comandar o STJ defendeu imparcialidade da magistratura e quarentena para juízes e promotores.

há 58 segundos

Brasil

Estátua gigante do Diabo, avaliada em mais de R$ 100 mil, é inaugurada no Ceará

Monumento foi construído em um templo de Quimbanda e reacendeu debates sobre liberdade religiosa e intolerância.

há 23 minutos

Brasil

Bia Kicis confirma Michelle Bolsonaro na disputa pelo Senado no Distrito Federal

Ex-primeira-dama não participou da convenção do PL por estar realizando exames médicos, mas teve a pré-candidatura ao Senado.

há 31 minutos

Amazonas

Adolescentes desaparecidas em Manaus são localizadas em rodoviária de Porto Velho

As duas jovens de 17 anos desapareceram após saírem para a escola na sexta-feira.

há 1 hora

Pará

Corrupção: Justiça Federal torna réus investigados por desvio de recursos da pandemia na gestão de Helder Barbalho

Oito denúncias do MPF foram aceitas pela Justiça. Os acusados responderão por supostos desvios de verbas públicas da saúde e da educação

há 2 horas