O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Justiça condena piloto de aeronave do Greenpeace por acidente que matou sueca no Amazonas

Acidente que matou uma integrante da organização foi ocasionado pela inobservância de procedimentos básicos de segurança.

Por Hugo Guimarães

03/06/2024 às 15:43

Foto: Divulgação

Notícias do Amazonas – O Ministério Público Federal (MPF) obteve a condenação do piloto que conduzia o avião do Greenpeace que se acidentou no Rio Negro, na região do Arquipélago de Anavilhanas (AM), em 2017. O acidente resultou no ferimento de três pessoas, além do próprio piloto, e na morte da sueca Carolina Josefina Steiser, integrante da organização não-governamental. A Justiça Federal concluiu que a causa da queda foi a inobservância de rotinas básicas de segurança de voo por parte do piloto.

A aeronave, um modelo anfíbio Cessna Caravan 208, capotou e afundou no rio após tentar um pouso na água com o trem de pouso baixado. O acidente não teria ocorrido se o piloto tivesse realizado os checklists básicos de segurança, que são obrigatórios e devem ser feitos com a aeronave ainda em solo e antes do procedimento de pouso.

PUBLICIDADE

Foto: Divulgação

A Justiça Federal atendeu ao pedido do MPF e condenou o piloto por atentado contra a segurança aérea (art. 261 do Código Penal), com dolo eventual, uma vez que ele possuía pleno conhecimento da insegurança gerada com a não realização dos checklists, mas escolheu prosseguir com a operação. “Tratando-se de atividades perigosas só há o seu exercício seguro quando são respeitados os procedimentos estabelecidos legalmente. Não respeitá-los é criar perigo de dano a si mesmo e para terceiros”, pontuou o Ministério Público Federal na denúncia, oferecida em 2019.

O piloto da aeronave foi condenado à pena de oito anos de reclusão, em regime semiaberto, ou seja, recolhendo-se à prisão somente à noite. Da decisão cabem recursos por parte do MPF e da defesa.

O MPF esclarece que réu é considerado inocente até o trânsito em julgado de decisão penal que reconheça definitivamente sua culpa, ou seja, quando não houver mais recursos a serem apresentados.

PUBLICIDADE

 

*Com informações da assessoria 

PUBLICIDADE

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Mundo

Após declaração de Trump, milhares tentam fugir da Capital Teerã e congestionam rodovias

Presidente americano usou uma rede social para afirmar que todos os moradores devem deixar imediatamente a capital do Irã.

há 6 minutos

Esporte

Flamengo inicia Supermundial de Clubes com vitória sobre o Espérance

Com gols de Arrascaeta e Luiz Araújo, Rubro-Negro triunfa por 2 a 0.

há 55 minutos

Política

Senado pode votar aumento do número de deputados nesta quarta-feira (18)

O projeto já foi aprovado na Casa no dia 6 de maio e, caso se torne lei, passará a valer a partir das eleições de 2026.

há 1 hora

Política

Carlos Bolsonaro pode ser candidato ao Senado; entenda

Vereador há 24 anos no Rio de Janeiro o filho “02” do ex-presidente planeja, pela primeira vez, deixar o Estado berço do bolsonarismo.

há 2 horas

Política

Nikolas Ferreira ironiza férias de Fernando Haddad durante crise do IOF: ‘Fugiu de novo’

O recesso do ministro coincide com a votação de um pedido de urgência para apreciar o projeto de decreto legislativo na Câmara.

há 3 horas