Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Justiça do Amazonas mantém prisão da mãe e irmão de Djidja Cardoso

Decisão aponta necessidade de análise mais aprofundada, enquanto investigação envolve uso ilegal de cetamina e anulação de condenação anterior.

Por Beatriz Silveira

23/03/2026 às 15:20 - Atualizado em 23/03/2026 às 17:08

Cleusimar e Ademar Cardoso em imagem de reprodução de vídeo durante investigação do caso cetamina em Manaus

Cleusimar e Ademar Cardoso. – Foto: Reprodução YouTube

Resumo

Justiça do Amazonas mantém, por ora, a prisão preventiva de familiares de Djidja Cardoso, mesmo após alegações de excesso de prazo pela defesa. O caso envolve investigações sobre uso e fornecimento ilegal de cetamina, além de desdobramentos judiciais que já resultaram em condenação e posterior anulação da sentença.

Notícias Policiais – A desembargadora Luiza Cristina Marques, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), decidiu no último dia 13 negar o pedido de revogação da prisão de Cleusimar e Ademar Cardoso, mãe e irmão da ex-sinhazinha do Boi Garantido, Djidja Cardoso, que morreu em maio de 2024.

A defesa alegou constrangimento ilegal, argumentando que ambos estão presos preventivamente há mais de 600 dias. Apesar disso, a magistrada entendeu que não há основания para concessão de medida urgente neste momento. Segundo a decisão, a análise mais detalhada do caso deve ser feita posteriormente pelo colegiado.

A desembargadora destacou ainda que questões como excesso de prazo, ausência de contemporaneidade e suposta falta de fundamentação da prisão precisam ser avaliadas de forma mais aprofundada durante o julgamento definitivo.

Leia também: Preço da gasolina dispara novamente em Manaus e chega a R$ 7,59

Prisões e desdobramentos do caso

Cleusimar e Ademar foram presos no dia 28 de maio de 2024, mesma data em que Djidja foi encontrada morta em sua residência, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. Na ocasião, também foi detida Verônica da Costa Seixas, gerente do salão de beleza do qual Djidja era sócia.

As investigações avançaram e resultaram na prisão de outros envolvidos, incluindo o ex-namorado da vítima, Bruno Roberto da Silva, o coach Hatus Moraes Silveira, o cabeleireiro Marlisson Vasconcelos Dantas e Claudiele Santos Silva.

Também foram detidos os empresários José Máximo Silva de Oliveira e Sávio Soares Pereira, responsáveis por uma clínica veterinária que, segundo a polícia, fornecia cetamina de forma irregular. Um funcionário do local, Emicley Araújo Freitas Júnior, também foi preso.

Investigação aponta uso de substância em grupo

De acordo com a polícia, a substância era adquirida clandestinamente e utilizada em integrantes de um grupo identificado como “Pai, Mãe, Vida”, liderado por Cleusimar. A cetamina, que atua no sistema nervoso central, deixava os usuários em estado de transe e vulnerabilidade.

No momento da prisão, Cleusimar e Ademar não tinham condições de prestar depoimento, pois estavam sob efeito de substâncias psicotrópicas. A informação foi apresentada pelo advogado Vilson Benayon, que relatou que ambos estavam em estado debilitado quando foram encontrados.

Condenação e anulação da sentença

Em dezembro de 2024, o juiz Celso de Paula condenou sete dos envolvidos a 10 anos, 11 meses e 8 dias de prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico, relacionados à comercialização de cetamina. Outros três réus foram absolvidos na mesma decisão.

No entanto, em setembro de 2025, a Primeira Câmara Criminal do TJAM anulou a sentença. O colegiado acatou o argumento da defesa de que houve cerceamento, já que os advogados não tiveram acesso ao laudo toxicológico definitivo antes da decisão judicial, comprometendo o direito de manifestação.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Manaus

Motociclista fica gravemente ferido após colisão em frente ao Manauara Shopping em Manaus

Segundo testemunhas, o jovem trafegava na contramão quando bateu em um carro.

há 2 horas

Brasil

STJ permitiu “agiotas trabalhar”? Entenda as regras para empréstimos com juros entre pessoas físicas

Decisões do Superior Tribunal de Justiça esclarecem que cobrar juros em empréstimos particulares não é crime por si só.

há 3 horas

Brasil

Bebê de 10 meses morre após abuso sexual em Fortaleza e homens são presos em flagrante

Criança foi levada ao hospital pela mãe, mas não resistiu aos ferimentos.

há 3 horas

Brasil

Senado aprova MP do Frete; veja o que muda para caminhoneiros e transportadoras

Texto mantém o piso mínimo do frete, endurece punições para quem descumprir a regra e segue para sanção do presidente Lula.

há 3 horas