A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Justiça encerra instrução de processo sobre pesca ilegal no Vale do Javari

Audiência de instrução é concluída.

Por Beatriz Silveira

17/10/2025 às 22:27

Notícias Policiais – A Justiça Federal do Amazonas encerrou, nesta sexta-feira (17/10), a audiência de instrução do processo que apura a atuação de uma organização criminosa ligada à pesca ilegal na Terra Indígena Vale do Javari. A ação penal, proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), denuncia nove pescadores suspeitos de integrar o esquema.

PUBLICIDADE

Entre os réus estão Rubén Dario da Silva Villar, o “Colômbia”, e Amarildo da Costa de Oliveira, apontado como um dos envolvidos nas mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, em junho de 2022. Conforme as investigações, Colômbia é considerado líder do grupo, responsável por financiar a pesca ilegal e o tráfico de munições no Vale do Javari. Ele também é acusado de mandar matar Bruno e Dom, assassinados no rio Itaquaí, nas proximidades de Atalaia do Norte, em 5 de junho de 2022.

Durante a audiência, Colômbia permaneceu em silêncio, enquanto os demais réus negaram envolvimento com a organização criminosa ou optaram por não se pronunciar. Segundo a Polícia Federal, as ações de fiscalização conduzidas por Bruno Pereira teriam causado prejuízos financeiros ao grupo, o que motivou os homicídios. Com o encerramento das oitivas de testemunhas, o processo segue para a fase de alegações finais da acusação e da defesa; em seguida, o magistrado deverá proferir sentença.

Leia também: Carreta atravessada trava faixa e causa lentidão na Avenida Compensa em Manaus

Quem é “Colômbia”

Rubén Villar, de nacionalidade peruana, foi indiciado pela PF, em novembro de 2024, como mandante dos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips. Ele também é investigado por tráfico de drogas, pesca ilegal e uso de documentos falsos. As investigações apontam que forneceu munições, financiou as atividades do grupo e colaborou na ocultação dos corpos. Preso em flagrante em junho de 2022 ao tentar se apresentar com documentos falsos, obteve liberdade provisória quatro meses depois, com fiança e tornozeleira, mas voltou a ser preso em dezembro de 2022 por descumprimento de medidas judiciais e atualmente cumpre pena em presídio de segurança máxima. A PF aponta ainda que financiava pescadores ilegais e usava carregamentos de peixe para transportar cocaína pela tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Familiares protestam e pedem justiça pela morte de jovem na zona Leste de Manaus

Manifestantes questionam as circunstâncias da morte do jovem e cobram respostas das autoridades responsáveis pela apuração do caso.

há 5 minutos

Manaus

Prefeitura de Manaus cria comissão para monitorar beneficiários do Bolsa Família

Segundo o decreto, a comissão será ligada à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc)

há 15 minutos

Caiu na rede é post!

Patixa Teló desabafa após ter visto para os Estados Unidos negado novamente: “Quero mostrar meu trabalho”

Influenciadora demonstrou indignação após decisão do consulado e reforçou o desejo de viajar aos Estados Unidos para produzir conteúdo.

há 38 minutos

Política

TRE-AM aceita denúncia por violência política contra vereadora Jacqueline em Manaus

Defesa terá prazo de dez dias para responder à acusação.

há 48 minutos

Polícia

Homem é preso após investigação de violência sexual contra filha adolescente em Manaus

Caso foi revelado após familiares perceberem alterações no comportamento da vítima e procurarem a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 1 hora