O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Justiça nega indenização por danos morais a homem que teve fotos da sua prisão divulgadas na imprensa em Manaus

Além de negar o pedido de indenização a magistrada condenou o autor da ação ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios no valor de R$ 5 mil.

Por Natan AMPOST

17/07/2019 às 17:56 - Atualizado em 18/07/2019 às 13:21

Redação AM POST *

A juíza de direito titular da 3.ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Manaus, Etelvina Lobo Braga, julgou improcedente o pedido de Anderson Cardoso da Silva, na Ação de Reparação de Danos Morais N.º 0624050-60.2017.8.04.0001, ajuizada contra o Estado do Amazonas, que pedia uma indenização por dano moral em decorrência da divulgação de sua imagem pela Delegacia de Polícia Civil do Amazonas, quando foi preso em flagrante pela posse de oito quilos de entorpecentes no dia 16 de junho de 2017.

PUBLICIDADE

Além de negar o pedido de indenização a magistrada condenou o autor da ação ao pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), após o trânsito em julgado da sentença. Na ação, Anderson pleiteava uma indenização por direito à imagem e indevida veiculação em meios de comunicação.

A defesa de Anderson alegou na petição que ele era inocente quando foi preso, mas a magistrada trouxe aos autos a condenação no processo de N.º 0621536-37.2017.8.04.0001, onde ele foi preso em fragrante e condenado pelo crime de tráfico de drogas (crime grave), referente à prisão no dia 16 de junho de 2017, o mesmo que gerou o pedido de indenização.

“Apesar da independência das esperas (penal, cível e administrativa), o resultado no processo penal ainda tem o condão de influir na esfera civil, no tocante à formação da culpa. Portanto, no caso, não acolho os argumentos de inocência do autor, uma vez que a sentença penal condenatória, transitada em julgado em 11/06/2019, demonstra a culpa dele, referente ao fato que gerou a prisão em flagrante no dia 16/06/2017, e os agentes do Estado (policiais) agiram no exercício de suas funções, dentro da legalidade”, escreveu a magistrada em um trecho da sentença.

PUBLICIDADE

Na sentença a juíza diz, ainda, que a veiculação da imagem de Anderson, sem conotação de desvios de finalidade jornalística, em respeito à liberdade de imprensa, de cunho informativo, não se mostra potencialmente lesiva à imagem dele. Segundo ela, a veiculação de imagem do autor no portal do Distrito Integrado de Polícia, mesmo em situações que ainda os autos estavam em trâmite, é permitida a divulgação de notícia de fato delituoso com o suspeito.

A juíza escreveu, ainda, que as matérias jornalísticas no âmbito policial servem para alertar a sociedade de crimes ocorridos, e criminosos suspeitos e reincidentes, portanto, não dão ensejo ao dano moral, já que são funções inerentes à atividade jornalística policial e à plena informação à opinião pública, mesmo ocorrendo pelas diversas formas de veiculação nas redes sociais ou veiculação de massa.

PUBLICIDADE

*Com informações do TJ-AM

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Operação em supermercados de Manaus descarta mais de 1.200 produtos impróprios para consumo

Fiscais do Procon Manaus e da Visa apreenderam itens vencidos, mal armazenados e até contaminados por pragas em seis estabelecimentos.

há 32 minutos

Brasil

Cabaré cobra “Tarifa do Trump” em nota fiscal de americano

Estabelecimento cobra 50% a mais de cliente americano em resposta irônica à proposta de tarifa de Donald Trump contra o Brasil.

há 57 minutos

Política

Líder do PT pede a Moraes prisão de Eduardo Bolsonaro por “sabotagem” diplomática

Segundo Lindbergh, o parlamentar promoveu uma verdadeira “sabotagem diplomática e política contra os interesses do país”.

há 1 hora

Polícia

Cadela da PM ajuda a apreender 25 kg de drogas em embarcação no Amazonas

Drogas estavam escondidas em caixa com peixes em barco vindo de Tefé.

há 2 horas

Veja Mais

CNU 2025 já soma 500 mil inscritos na primeira semana de inscrições

Certame oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais; provas serão aplicadas em outubro e dezembro.

há 2 horas