Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Líder religioso é preso por suspeita de estupro de criança indígena em Barreirinha

A investigação contou com apoio da Funai, Polícia Militar e órgãos de assistência indígena.

Por Beatriz Silveira

16/06/2026 às 15:43 - Atualizado em 16/06/2026 às 15:45

Investigação sobre prisão de homem suspeito de violência sexual contra criança indígena em Barreirinha

Foto: Reprodução

Resumo

Uma investigação conduzida pela Polícia Civil do Amazonas resultou na prisão preventiva de um homem de 34 anos suspeito de violência sexual contra uma criança indígena de 9 anos em Barreirinha, no interior do estado. O caso foi denunciado por lideranças da comunidade indígena e contou com o apoio de órgãos de proteção e assistência voltados aos povos indígenas durante o atendimento à vítima e seus familiares.

Notícias Policiais – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu preventivamente um homem de 34 anos investigado por estupro de vulnerável contra uma criança indígena de 9 anos no município de Barreirinha, a 331 quilômetros de Manaus. A prisão foi realizada na segunda-feira (15/06), no bairro Santa Luzia, por equipes da 42ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP).

As investigações tiveram início após lideranças indígenas denunciarem o caso às autoridades. A ocorrência foi registrada na aldeia Nova América, localizada na região indígena do Rio Andirá, onde o crime teria acontecido no dia 29 de maio deste ano.

PUBLICIDADE

Denúncia partiu de lideranças da comunidade

Segundo a Polícia Civil, representantes da comunidade acionaram equipes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) após tomarem conhecimento do caso.

A partir da denúncia, foram iniciadas diligências para apurar as circunstâncias do ocorrido e identificar o suspeito.

Leia também: Com shows de Leonardo e Filho do Piseiro, saiba como participar da Festa dos Visitantes no Festival de Parintins 2026

De acordo com o delegado Hugo Guimarães, responsável pelas investigações, o homem exercia função de liderança religiosa na localidade e possuía proximidade com a família da vítima.

Investigação reuniu provas do caso

Ainda conforme a autoridade policial, o investigado teria utilizado a relação de confiança mantida com os familiares para se aproximar da criança.

Durante a apuração, a Polícia Civil reuniu depoimentos, informações e outros elementos que auxiliaram na construção do inquérito policial.

PUBLICIDADE

A materialidade do crime foi confirmada por meio de exame pericial, que passou a integrar o conjunto de provas encaminhado à Justiça.

Justiça autorizou prisão preventiva

Com base nas evidências reunidas ao longo da investigação, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do suspeito. O pedido foi analisado e deferido pelo Poder Judiciário.

Após a expedição do mandado, equipes policiais localizaram o investigado e realizaram a prisão no bairro Santa Luzia, na área urbana de Barreirinha.

Segundo o delegado Hugo Guimarães, durante o depoimento prestado à polícia, o homem confirmou os fatos investigados.

Família recebeu apoio de órgãos de proteção

Além da atuação policial, a vítima e seus familiares receberam acompanhamento da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Parintins.

Os órgãos prestaram assistência à criança e à família, garantindo atendimento adequado e respeito às especificidades culturais da comunidade indígena.

O investigado responderá pelo crime de estupro de vulnerável, passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Pai pede justiça após jovem ser morto com tiro no pescoço na Compensa, em Manaus

Segundo a família, a vítima teria sido baleada após uma discussão relacionada a uma brincadeira de pipa; Polícia Civil investiga o caso.

há 9 minutos

Eleições 2026

PL Amazonas nega irregularidades e afirma que convenção para homologar Maria do Carmo ainda será realizada

Presidente estadual da sigla, Alfredo Nascimento rebateu informações sobre suposta convenção e afirmou que a homologação das candidaturas ocorrerá dentro do prazo.

há 26 minutos

Amazonas

TCE-AM recomenda rejeição das contas do prefeito de Tonantins e aplica multa de R$ 22,7 mil

Corte de Contas apontou falhas na transparência fiscal e irregularidades na gestão do município referentes ao exercício de 2023.

há 41 minutos

Manaus

Renato Junior anuncia envio de 230 toneladas de ajuda humanitária de Manaus à Venezuela

Nova carga de alimentos, colchões e roupas será enviada nos próximos dias; prefeito também fez balanço dos primeiros 100 dias de gestão e destacou programas voltados aos bairros da cidade.

há 45 minutos

Amazonas

Casos de abusos no jiu-jítsu: conheça os professores presos em operações contra estupro no Amazonas

Histórico de prisões e condenações de treinadores em Manaus e no interior expõe o uso da hierarquia esportiva para silenciar vítimas.

há 1 hora

Ao Vivo