O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Mais de 200 cartões são apreendidos em mercadinhos na operação contra retenção ilegal de benefícios como “Bolsa Família”

Os estabelecimentos seguravam cartões bancários de aposentados, ‘Bolsa Família’ e ‘Auxílio Emergencial’ de clientes e “superfaturavam” o valor das dívidas.

Por Hugo Guimarães

26/02/2021 às 19:14

Redação AM POST

Nove mercadinhos em Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros de Manaus) foram alvos de busca e apreensão, na manhã desta sexta-feira (26/02), durante a Operação “Livre Arbítrio”, desencadeada pela Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público do Estado para coibir a retenção ilegal de benefícios sociais. Segundo as investigações, os estabelecimentos seguravam cartões bancários de aposentados, ‘Bolsa Família’ e ‘Auxílio Emergencial’ de clientes e “superfaturavam” o valor das dívidas.

PUBLICIDADE

Os proprietários de seis estabelecimentos foram indiciados e vão responder pelos crimes de retenção de cartões bancários e apropriação indébita. Ao todo, foram 266 cartões bancários, de aposentados, e de benefícios sociais, apreendidos nos estabelecimentos. Em um dos locais, três armas de fogo irregulares foram recolhidas pelos policiais. O responsável vai responder pelo crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

A ação decorre de um pedido cautelar protocolado pelo MPE, com base em denúncias de práticas ilegais previstas no Código de Defesa do Consumidor, Estatuto do Idoso, Estatuto da Pessoa com Deficiência e no Código Penal. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela manhã. Equipes de policiais civis e militares viajaram de barco, de Manaus, na madrugada.

Com coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a operação é comandada pelo Departamento de Polícia Civil do Interior, com participação da Polícia Militar, através do Batalhão de Choque e da Companhia de Operações Especiais (COE), e contou com o apoio do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM).

PUBLICIDADE

“O objetivo é fazer enfrentamento a essa prática ilegal de retenção de cartões magnéticos, de auxilio emergencial, cartão bancário, de pessoas idosas e com deficiência, além da apropriação indébita. Tem dois crimes que vem sendo praticados de forma corriqueira e, estamos juntos, Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério Público agindo para coibir essa prática ilegal”, afirmou o delegado Bruno Fraga, diretor do Departamento de Polícia do Interior.

De acordo com o promotor de Justiça do município de Nova Olinda do Norte, Kleyson Nascimento, pessoas da terceira idade também eram vítimas da prática ilegal dos comerciantes. “Recebemos diversas denúncias de idosos e indígenas, beneficiados com os programas do INSS, informando que os comerciantes estão retendo os cartões, vinculam as compras, e na hora de fazer o pagamento acontece um superfaturamento nos valores”, disse.

PUBLICIDADE

*Com informação da Assessoria de Imprensa

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Polícia

Homem é procurado por tentativa de homicídio em Lábrea no Amazonas

Ataque ocorreu no dia 6 de julho, quando o carro e a casa da vítima foram alvos de diversos disparos.

há 37 minutos

Esporte

Chelsea e PSG decidem o título do Mundial de Clubes neste domingo

O confronto promete fortes emoções, reunindo duas das campanhas mais consistentes da competição.

há 1 hora

Brasil

Homem cobra pensão alimentícia do sobrinho no meio da festa: “Você tem uma semana”

Ele exige que a dívida pendente seja quitada em até sete dias, apontando o dedo em tom de ameaça.

há 2 horas

Política

De opositor a entusiasta: Coronel Menezes decepciona bolsonaristas ao elogiar Omar Aziz

Durante entrevista recente, Menezes afirmou que Aziz “tem a experiência política necessária” para governar.

há 2 horas

Polícia

Homem é preso por abusar de neta da companheira por anos no Amazonas

A escuta especializada da vítima foi um passo crucial na investigação.

há 3 horas