A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Mais de 400 medidas protetivas e prisões marcam operação de combate à violência contra a mulher no AM

Ação coordenada nacionalmente reforça combate à violência doméstica e amplia atendimento às vítimas em Manaus e no interior

Por Arquipo Goes

05/03/2026 às 11:52 - Atualizado em 02/04/2026 às 09:54

Agentes da Policia Civil do Amazonas durante acoes da Operacao Mulher Segura em Manaus

FOTO: Divulgação/PC-AM

Resumo:

A Polícia Civil do Amazonas divulgou o balanço parcial da Operação Mulher Segura, que intensifica ações de combate à violência contra mulheres. A operação já resultou em prisões e centenas de solicitações de medidas protetivas em Manaus.

 

Notícias de Polícia – A Polícia Civil do Amazonas divulgou, nesta quinta-feira (5), o balanço do Dia D da Operação Mulher Segura, ação voltada ao enfrentamento da violência contra mulheres no estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A iniciativa é conduzida pelas Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher e integra uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de fortalecer o combate à violência doméstica, ampliar o acesso à proteção legal e promover ações de prevenção.

Leia também: Polícia Civil prende gerente de banco suspeito de desviar mais de R$ 500 mil de clientes em Manaus

Ação integrada no sistema de segurança

No Amazonas, a operação ocorre de forma integrada com órgãos que compõem o sistema de segurança pública, incluindo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, a Polícia Militar do Amazonas, o Ministério Público do Amazonas e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas.

As ações são realizadas tanto na capital quanto no interior do estado, envolvendo operações policiais, atendimento às vítimas e atividades educativas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo a delegada responsável pelas ações, o objetivo é fortalecer a rede de proteção e interromper ciclos de violência doméstica.

“Essa operação busca dar uma resposta rápida às ocorrências de violência contra a mulher, garantindo que as vítimas tenham acesso imediato à proteção e que os agressores sejam responsabilizados”, afirmou a delegada.

 

Prisões e medidas protetivas

De acordo com o levantamento da Polícia Civil, as delegacias especializadas registraram números expressivos desde o início do ano.

Na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher da zona Norte/Leste de Manaus, seis pessoas foram presas e 103 medidas protetivas de urgência foram solicitadas durante a operação.

Considerando os dados acumulados desde janeiro, foram realizadas 23 prisões e 438 pedidos de medidas protetivas, evidenciando o aumento da busca por proteção judicial.

“Os números mostram que as mulheres estão denunciando mais e que o sistema de segurança está preparado para acolher essas vítimas e agir com rapidez”, destacou a delegada.

Resultados em outras delegacias

Na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher da zona Sul/Oeste, a operação também apresentou resultados relevantes.

Durante a campanha, cinco pessoas foram presas e 56 medidas protetivas foram solicitadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Somente nos primeiros três meses do ano, a unidade encaminhou à Justiça 126 pedidos de medidas protetivas de urgência, reforçando o trabalho de prevenção e proteção às vítimas.

Atendimento e canais de denúncia

A Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher da zona Centro-Sul funciona em regime de plantão 24 horas, no bairro Parque Dez de Novembro, oferecendo atendimento especializado, solicitação de medidas protetivas e encaminhamento das vítimas à rede de apoio.

As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:

  • (92) 98545-0808 — Disque-denúncia da DECCM Centro-Sul

  • (92) 99364-9797 — DECCM Norte/Leste

  • 197 ou (92) 3667-7575 — Polícia Civil

  • 181 — Secretaria de Segurança Pública

  • 100 — Disque Direitos Humanos

Também é possível registrar ocorrência de forma virtual por meio da Delegacia Virtual da Mulher.

“Denunciar é fundamental para quebrar o ciclo de violência. A Polícia Civil está preparada para acolher e proteger todas as mulheres que precisarem de ajuda”, reforçou a delegada.

Veja o vídeo:

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Extradição de Eduardo Bolsonaro gera tensão diplomática e pode colocar STF e governo Lula diante de novo revés internacional

Condenado pelo Supremo, ex-deputado vive nos Estados Unidos e eventual pedido de extradição pode enfrentar obstáculos jurídicos e políticos.

há 3 horas

Política

Comitê Anticorrupção cobra transparência e pede acesso a processo de cassação do vereador Rosinaldo Bual na Câmara de Manaus

Entidade quer acompanhar tramitação de representação apresentada após prisão do parlamentar em investigação sobre suposto esquema de rachadinha.

há 4 horas

Manaus

Guarda Municipal prende suspeito de tráfico e resgata gavião ferido em ações durante a madrugada em Manaus

Ações ocorreram nas zonas Leste e Norte da capital e envolveram combate ao tráfico de drogas e proteção da fauna silvestre.

há 4 horas

Esporte

Brasil vence o Haiti por 3 a 0, tem dois gols anulados e encaminha classificação na Copa do Mundo

Seleção Brasileira controlou a partida do início ao fim, marcou três vezes e ainda teve dois gols anulados pela arbitragem.

há 5 horas

Manaus

Torcedores lotam Rua da Copa no Alvorada para acompanhar jogo da Seleção Brasileira em Manaus

Espaço tradicional da capital amazonense reuniu centenas de pessoas para acompanhar a partida da Seleção Brasileira pela Copa do Mundo.

há 5 horas