- Foto: Divulgação
Notícias policiais – Endryl Jeamesson Peres do Nascimento, 21 anos, conhecido como “Mascote”, foi preso na segunda-feira (12/05) pelo duplo homicídio de Everton de Vasconcelos Pamplona e Viriato José de Oliveira Neto, que tinham 24 e 19 anos, respectivamente. Ele foi preso no bairro Colônia Oliveira Machado, zona sul, e era o último envolvido no caso que estava sendo procurado. A motivação do crime seria um símbolo de uma facção que um deles estaria usando nas redes sociais.
- Vítimas Viriato e Ewerton – Foto: Divulgação
Conforme o delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), “Mascote” é apontado como um dos executores das vítimas, que foram atraídas para uma emboscada por uma mulher, identificada como Anne Flores em um posto de gasolina na avenida Quintino Bocaiúva, bairro Centro, zona sul, no dia 6 de fevereiro de 2024. Everton não era o alvo, mas foi convidado pelo amigo para ir com ele encontrar a mulher e dirigir o veículo.
PUBLICIDADE
Leia mais: Polícia procura suspeitos de envolvimento em duplo homicídio em Manaus
“O Viriato que era o alvo desse grupo criminoso, ele foi chamado para uma emboscada através da Anne Flores que foi presa no Rio de Janeiro também no ano passado, essa operação foi junto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro (…) O Viriato ostentava nas suas redes sociais fazer parte de uma organização criminosa e por essa razão ele teve a sua vida retirada por esses indivíduos. Infelizmente, morreu um inocente nessa história, que é o Everton, que estava ali dirigindo esse veículo no dia do crime. O que eles costumam falar no mundo criminoso é um efeito colateral, é uma vida que foi retirada em razão de uma missão”, disse o delegado.
De acordo com Ricardo Cunha, o mandante do crime morreu no Rio de Janeiro e não chegou a ser preso. “Com a prisão de Endryl, o caso está encerrado, pois os outros dois envolvidos no crime já estão presos e o mandante foi a óbito no Rio de Janeiro, de acordo com o interrogatório do “Mascote”. Os dois presos são o outro executor, identificado como Menisson Bezerra Gomes, 29, o “Topete”, e Anne Beatriz das Flores Sousa, 20, a responsável por fazer a “casinha” para as vítimas”, contou o delegado.
PUBLICIDADE
Segundo o delegado, o “Topete” foi preso no dia 17 de dezembro de 2024, em Manaus, e a Anne Flores foi presa no dia 18 de outubro, em ação conjunta com a Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ), naquele estado.
Motivação
PUBLICIDADE
De acordo com o delegado, as investigações indicaram que a principal vítima da ação criminosa era Viriato, uma vez que ele supostamente estava usando em suas redes sociais o símbolo de uma organização criminosa rival. Por essa razão, sua morte foi decretada pelo grupo criminoso.
“Anne passou a conversar com Viriato por redes sociais e marca o encontro no posto de gasolina na avenida Quintino Bocaiúva. Todavia, ele convidou Everton para ir com ele e dirigir o veículo em que sofreram a emboscada. Assim que as vítimas chegarem ao local, o “Mascote” e o “Topete” apareceram e dispararam diversas vezes contra as vítimas”, relembrou o delegado.
PUBLICIDADE
Procedimentos
Endryl Jeamesson Peres do Nascimento responderá por duplo homicídio e está à disposição da Justiça.