A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Morte do sargento Lucas completa 4 anos: relembre o caso que chocou Manaus

Execução em cafeteria de Manaus envolve triângulo amoroso, disputa judicial e a possibilidade de Júri Popular para parte dos acusados.

Por Jhon Lobato

01/09/2025 às 08:40

Notícias de Manaus – A morte do sargento do Exército Brasileiro Lucas Ramon Guimarães, que tinha de 29 anos, completa quatro anos nesta segunda-feira (1º). O crime aconteceu em 2021, dentro da cafeteria da qual era proprietário, na Avenida Ayrão, bairro Praça 14, zona Centro-Sul de Manaus. Lucas foi atingido por três tiros na cabeça disparados por Silas Ferreira da Silva, de 26 anos, que fugiu do local em uma motocicleta.

PUBLICIDADE

A vítima chegou a ser socorrida e encaminhada para o Hospital Santa Júlia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu poucas horas depois. O caso teve forte repercussão, não apenas pela brutalidade da execução, mas também pela motivação do crime ser considerado passional, conforme apontou a Polícia Civil.

De acordo com as investigações da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Silas teria sido contratado por R$ 65 mil pelo empresário Joabson Agostinho Gomes, dono da rede Vitória Supermercados. O motivo seria o envolvimento extraconjugal do sargento Lucas com Jordana Azevedo Freire, esposa de Joabson.

Jordana e Joabson chegaram a ser presos dias após o crime, mas conseguiram liberdade por meio de habeas corpus concedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em 2022, o casal voltou a ser preso em uma operação da Polícia Civil, mas deixou a prisão novamente semanas depois por decisão da Justiça.

Em novembro de 2024, a Justiça do Amazonas concluiu a audiência de instrução e julgamento de seis acusados de envolvimento no crime. O juiz Fábio Alfaia ouviu oito testemunhas, além dos interrogatórios dos réus. Silas negou envolvimento e respondeu apenas às perguntas da defesa, mesma estratégia adotada por Joabson, Romário Vinente Bentes, Kayanne Castro Pinheiro dos Santos, Kayandra Pereira Castro e Kamylly Tavares da Silva.

PUBLICIDADE

Já em janeiro de 2024, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) rejeitou a denúncia do Ministério Público contra Jordana, que passou a responder em liberdade. Em março do mesmo ano, o juiz Fábio Alfaia excluiu cinco dos seis acusados do Tribunal do Júri, determinando que apenas Silas, apontado como executor dos disparos, fosse levado a julgamento popular.

A decisão faz oo Ministério Público recorrer para garantir que Joabson também fosse submetido ao Júri Popular, assim como os demais acusados apontados como facilitadores do contato entre mandante e executor.

Segundo o MP-AM, o próprio Silas confessou o crime em depoimento inicial à Polícia Civil, detalhando como teria sido contratado para matar o sargento. Ele ainda relatou que recebeu um celular de uma suposta funcionária do Supermercado Vitória, aparelho usado para manter comunicação sobre a execução.

Quatro anos após o crime, a memória do sargento Lucas ainda mobiliza familiares e amigos que pedem justiça. O caso segue em tramitação na Justiça do Amazonas, e o desfecho dependerá do recurso do Ministério Público e da decisão final sobre quem será efetivamente julgado no Tribunal do Júri.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Parque Gigantes da Floresta fecha temporariamente para manutenção em Manaus

Espaço de lazer localizado no bairro Novo Aleixo passará por serviços preventivos e corretivos para garantir mais segurança aos visitantes.

há 32 minutos

Política

Prefeito de Itacoatiara vai gastar R$ 19,5 milhões com empresa que já foi alvo de investigação no TCE-AM

Extratos da contratção foram divulgados no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas.

há 45 minutos

Manaus

Auditoria contradiz Corregedoria em caso de demissão em massa no 6º Cartório de Imóveis de Manaus

Relatórios apontam alterações em documentos, incompatibilidade cronológica em registros e desligamento coletivo de funcionários menos de 24 horas após denúncia formal à Corregedoria.

há 51 minutos

Polícia

Justiça condena homem que atirou na cabeça de motorista após discussão no trânsito em Manaus

Crime ocorreu no bairro Dom Pedro e deixou a vítima com sequelas irreversíveis após um disparo na cabeça.

há 59 minutos

Polícia

Homem condenado por falsa identidade é preso após investigação de furto em Manaus

Suspeito foi identificado durante investigação de furto em um posto de combustíveis no bairro Cidade de Deus.

há 1 hora