A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia

Número de mortos do Amazonas em megaoperação no Rio sobe para nove; entre eles, chefes do Comando Vermelho

Dos nove mortos do Amazonas, seis já tiveram suas identidades confirmadas nos registros oficiais; confira.

Por Natan AMPOST

01/11/2025 às 12:57

Notícias policiais – O número de mortos do Amazonas na megaoperação policial realizada nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, subiu de seis para nove, segundo a última atualização divulgada pelas autoridades. A ofensiva, deflagrada na terça-feira (28), teve como alvo o Comando Vermelho (CV) e terminou com 121 mortos, incluindo quatro policiais — tornando-se a ação mais letal da história fluminense.

PUBLICIDADE

Dos nove mortos naturais do Amazonas, seis já tiveram suas identidades confirmadas nos registros oficiais. Entre eles, estão Douglas Conceição de Souza, o “Chico Rato”, e Francisco Myller Moreira da Cunha, o “Gringo”, apontados como chefes da facção no estado. Ambos eram considerados peças-chave na ligação entre as células do CV no Norte e Sudeste, atuando na coordenação de rotas de drogas e armamentos.

A operação — batizada de “Operação Contenção” — mobilizou cerca de 2,5 mil agentes das Polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, com apoio de unidades especiais e parceria das forças de segurança do Pará. O objetivo, segundo o governo fluminense, era conter a expansão territorial do Comando Vermelho e desarticular as bases logísticas da facção nos complexos da Penha e do Alemão, duas das maiores comunidades da capital.

Leia mais:Chefes tráfico em Manaus, “Chico Rato” e “Gringo” estão entre os mortos da megaoperação no Rio de Janeiro

Durante a ação, as forças de segurança cumpriram 180 mandados de busca e apreensão e 100 mandados de prisão, sendo 30 expedidos pelo estado do Pará. Apesar da dimensão do cerco, o principal alvo da operação, Edgar Alves de Andrade, o “Doca”, apontado como o chefe solto do Comando Vermelho, conseguiu escapar.

Leia também: Musa do crime “Penélope Charmosa” tem o rosto esfacelado com tiro de fuzil em confronto com a polícia

Segundo o secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, a ausência de Doca entre os presos não diminui o impacto da ação. Ele classificou a operação como “um sucesso operacional”, destacando a prisão de 113 pessoas e a apreensão de materiais considerados estratégicos. “Foram recolhidos HDs e dispositivos eletrônicos que podem revelar esquemas de lavagem de dinheiro e conexões nacionais e internacionais do Comando Vermelho”, afirmou Santos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Amazonas

Prefeito de Itacoatiara vai gastar R$ 19,5 milhões com empresa que já foi alvo de investigação no TCE-AM

Extratos da contratção foram divulgados no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas.

há 10 minutos

Manaus

Auditoria contradiz Corregedoria em caso de demissão em massa no 6º Cartório de Imóveis de Manaus

Relatórios apontam alterações em documentos, incompatibilidade cronológica em registros e desligamento coletivo de funcionários menos de 24 horas após denúncia formal à Corregedoria.

há 16 minutos

Polícia

Justiça condena homem que atirou na cabeça de motorista após discussão no trânsito em Manaus

Crime ocorreu no bairro Dom Pedro e deixou a vítima com sequelas irreversíveis após um disparo na cabeça.

há 24 minutos

Polícia

Homem condenado por falsa identidade é preso após investigação de furto em Manaus

Suspeito foi identificado durante investigação de furto em um posto de combustíveis no bairro Cidade de Deus.

há 50 minutos

Esporte

Copa do Mundo 2026: veja as seleções já classificadas, eliminadas e a situação do Brasil

França, Argentina e Alemanha estão entre as seleções já garantidas na próxima fase; Brasil entra em campo buscando confirmar classificação.

há 1 hora