Notícias de Manaus – Na manhã desta sexta-feira (20/09), uma ação das Forças de Segurança do Amazonas, intitulada “Recupera Fone”, resultou na detenção de cerca de 30 pessoas e na apreensão de mil celulares. A operação visou a recuperação de aparelhos que eram frutos de roubos e furtos na capital.
A investigação que culminou na operação foi iniciada há aproximadamente um mês, sob a coordenação do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP). O delegado-geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, destacou a importância da ação: “Nós temos mais de mil telefones apreendidos aqui, trinta pessoas detidas até esse momento. Será verificado quais desses aparelhos são furtados e roubados, para que essas pessoas sejam responsabilizadas e, sim, flagranteadas, respondendo por esse crime”, afirmou.
PUBLICIDADE
O foco da operação foi a identificação de lojas que estavam adquirindo e comercializando celulares oriundos de crimes. Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, a operação terá desdobramentos: “A operação vai continuar, em outras versões, mas sempre com esse foco: identificar onde existem lojas que compram celulares roubados”, explicou. Durante a operação, três lojas foram alvo de investigação, e uma delas já foi lacrada.
A apreensão dos celulares ocorreu em um prédio localizado no bairro Centro, na zona Sul de Manaus, onde as lojas suspeitas estavam instaladas. Os policiais realizaram buscas minuciosas, coletando evidências e aparelhos que poderiam estar associados a atividades criminosas.
O delegado Bruno Fraga enfatizou que as lojas que armazenam produtos de roubo serão alvo de ações rigorosas: “As lojas que trouxemos os telefones serão verificadas. Se encontrarmos produtos de roubo lá dentro, elas serão lacradas pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e não voltarão a abrir”, alertou.