Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Operação contra garimpo ilegal no Amazonas é acusada de abusos e crimes ambientais

Comissão do Senado irá ao Amazonas investigar violações atribuídas à Polícia Federal.

Por Beatriz Silveira

24/09/2025 às 16:37

Notícias Policiais – A Operação Boiúna, conduzida pela Polícia Federal (PF) entre os dias 10 e 24 de setembro no Rio Madeira, em Humaitá (AM), voltou a colocar em evidência as discussões sobre o combate ao garimpo ilegal na Amazônia. A ação, que contou com apoio da Força Nacional e foi coordenada pelo Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI), tinha como objetivo desarticular atividades de mineração ilegal de ouro na região.

PUBLICIDADE

Apesar do propósito de repressão ao garimpo, denúncias posteriores levantaram questionamentos sobre os métodos empregados. Moradores de comunidades ribeirinhas afirmam que a operação resultou em destruição de embarcações, contaminação de lagos e rios com combustível e uso excessivo da força.

As reclamações foram formalizadas pelo senador Plínio Valério (PSDB), que publicou em suas redes sociais, na terça-feira (23/09), um vídeo relatando as denúncias recebidas da população. Segundo ele, além dos danos ambientais, houve intimidação, fazendo com que famílias ribeirinhas deixassem suas casas.

Leia também: Caminhão fica destruído e motorista fica preso às ferragens em acidente em Manaus; veja

De acordo com o parlamentar, o cenário inclui incêndios provocados em barcos, poluição de áreas sem circulação de água e consequências de longo prazo para a pesca, já que o diesel despejado pode comprometer a fauna aquática por meses. Plínio também destacou o impacto do uso de gás lacrimogêneo na área urbana, onde crianças de escolas próximas teriam sido atingidas, causando irritação e pânico entre professores e alunos.

Em discurso no Plenário, o senador anunciou que visitará os municípios de Humaitá e Manicoré nesta quinta-feira (25/09), acompanhado da presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), senadora Damares Alves (Republicanos-DF). A diligência foi aprovada pela comissão no último dia 17 e pretende apurar possíveis violações de direitos humanos atribuídas às ações policiais durante a operação.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Resultado das Loterias Caixa: confira os números da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania, +Milionária, Dia de Sorte e Super Sete

A Caixa Econômica Federal realizou nesta quarta-feira (22) os sorteios de sete modalidades das Loterias Caixa.

há 6 horas

Amazonas

Roberto Cidade reúne lideranças jovens e destaca propostas para juventude durante pré-campanha em Manaus

Encontro reuniu participantes da capital e do interior do Amazonas para discutir propostas voltadas à juventude e à construção do plano de governo do pré-candidato à reeleição.

há 6 horas

Brasil

Lancha da SEMED de Santarém naufraga com 13 pessoas; veja

Embarcação da Secretaria Municipal de Educação de Santarém afundou próximo à comunidade Ponta Grande.

há 7 horas

Amazonas

Primeira-dama Thaisa Cidade reforça compromisso com proteção de crianças e adolescentes durante seminário sobre os 36 anos do ECA em Manaus

Thaisa destacou ações do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da rede de proteção durante evento realizado na Assembleia Legislativa.

há 7 horas

Brasil

Trabalho escravo: idoso que dormia no meio de porcos e bois é resgatado em fazenda

Homem vivia isolado em propriedade localizada na Estação Ecológica Terra do Meio, em Altamira, sem acesso adequado à alimentação, água potável e moradia digna.

há 8 horas