Polícia

Polícia


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Operação internacional destrói laboratórios de cocaína e apreende helicóptero na Tríplice Fronteira

Ação integrada entre forças brasileiras e polícia peruana atingiu estruturas logísticas do narcotráfico na região de Ramón Castilla.

Por Natan AMPOST

18/02/2026 às 06:00 - Atualizado em 15/05/2026 às 17:04

Resumo 

Na Tríplice Fronteira Amazônica, a segunda fase de operação internacional da FICCO/AM e FICCO/TBA com a polícia peruana destrói dois laboratórios rústicos de cocaína e apreende um helicóptero que abasteceria o Brasil. A força-tarefa com COE/PMAM e GEFRON/MT mira a logística aérea do tráfico e o enfraquecimento de facções na região.

 

PUBLICIDADE

Notícias policiais – Uma operação internacional de combate ao tráfico de drogas resultou na destruição de laboratórios de cocaína e na apreensão de um helicóptero utilizado por narcotraficantes na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. A ação ocorreu no distrito de Ramón Castilla, no território peruano, no último domingo (16), e contou com a participação de forças de segurança dos dois países.

A operação foi conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Tabatinga (FICCO/TBA) e pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM), em conjunto com a Polícia Nacional do Peru.

Ação integrada contra o narcotráfico

A ofensiva fez parte da segunda fase de uma operação internacional voltada ao desmonte das estruturas logísticas do tráfico de drogas na região de fronteira. A área é considerada estratégica para o escoamento de entorpecentes produzidos em países vizinhos com destino ao Brasil e a outros mercados.

Além das forças integradas brasileiras, a operação contou com o apoio do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar do Amazonas (COE/PMAM) e do Grupo Especial de Fronteira de Mato Grosso (GEFRON/MT).

PUBLICIDADE

Laboratórios destruídos e aeronave apreendida

Durante a ação, os agentes localizaram e inutilizaram dois laboratórios rústicos utilizados na produção de cocaína. As estruturas estavam instaladas em áreas isoladas, usadas como base para o processamento da droga.

Também foi apreendido um helicóptero que, segundo as forças de segurança, era utilizado para transportar entorpecentes a partir da região da Tríplice Fronteira Amazônica com destino ao território brasileiro.

A apreensão da aeronave é considerada estratégica, já que o transporte aéreo costuma ser utilizado por organizações criminosas para acelerar o deslocamento de cargas ilegais e evitar fiscalizações em rotas terrestres e fluviais.

Força-tarefa reúne órgãos de segurança

A FICCO/AM atua de forma integrada no combate ao crime organizado no estado e reúne representantes de diversos órgãos. O grupo é composto por integrantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Civil do Amazonas, Polícia Militar do Amazonas, Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social.

As operações conjuntas têm como objetivo enfraquecer a atuação de facções criminosas e interromper rotas do tráfico internacional na região amazônica.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Política

Jair Souto defende desburocratização e fortalecimento do interior no AM POST Entrevista; vídeo

Ex-prefeito de Manaquiri afirma que pretende levar sua experiência em gestão municipal para a Assembleia Legislativa.

há 5 horas

Manaus

Corpo de Bombeiros confirma fim do vazamento de estireno na Innova e aponta reação química espontânea como causa preliminar

Comandante-geral da corporação afirmou que o vazamento foi controlado e que equipes permanecem resfriando o tanque para evitar nova elevação da temperatura.

há 6 horas

Polícia

Ataque brutal: homem é roubado e espancado até perder a consciência na Zona Leste de Manaus

A vítima teria sido atacada e roubada por um grupo de criminosos enquanto passava pela região.

há 6 horas

Manaus

Vazamento de estireno em Manaus: saiba quais são os efeitos do gás no organismo

Especialistas explicam que a substância pode provocar irritação, tontura e náusea, principalmente em pessoas expostas a altas concentrações.

há 7 horas