A Polícia Civil do Pará, por meio da Delegacia de Conflitos Agrários de Santarém (Deca/STM), deflagrou na última sexta-feira (8) uma operação na área rural do município de Rurópolis, no sudoeste do Pará, visando combater invasões e conflitos agrários na região do Projeto de Assentamento Paraíso.
A ação, que contou com o apoio de dois helicópteros do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), resultou na apreensão de cinco armas de fogo e na prisão de um homem por posse irregular de arma de fogo.
PUBLICIDADE
Conflitos agrários
A operação foi desencadeada após diversos registros de boletins de ocorrência feitos por fazendeiros e líderes comunitários da região, relatando invasões de suas propriedades, ameaças, disparos de arma de fogo, danos ao patrimônio e crimes ambientais como desmatamento e queimadas.
A dificuldade de acesso à área, marcada por mata densa e estradas precárias, exigiu o apoio do Graesp para que os policiais pudessem realizar um levantamento aéreo da região e identificar as áreas ocupadas pelos invasores.
PUBLICIDADE
Apreensões e prisão
Durante a operação, os policiais apreenderam cinco armas de fogo, entre elas duas escopetas calibre 12, um rifle calibre 38, uma espingarda calibre 36 e uma espingarda calibre 28. Além das armas, um homem identificado como Cleison da Conceição Ferreira foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.